A Galeria de Arte da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebe para exposição obras de Eugênio Carlos da Vara Braga e Marcos Silva da Silva, respectivamente funcionário e aluno da Universidade. Os trabalhos ficam em exposição até o dia 16.
Estudante do curso de Comunicação Social – Habilitação Publicidade e Propaganda, Marcos é um amante das ondas. Suas grandes inspirações sempre foram o surfe, o fundo do mar e as paisagens naturais. Por influência de amigos, começou a surfar na adolescência, e, logo depois, nas últimas páginas dos cadernos do colégio, era onde desenhava os melhores momentos do esporte. “Ali eu conseguia passar alguns minutos tendo a ilusão de estar em uma praia perfeita, rolando altas ondas. A pintura veio na minha vida como consequência do surfe”, disse.
Variadas fontes de inspiração balizam o trabalho de Eugênio Braga. Autodidata, o artista busca referências em releituras, revistas, livros especializados em arte e na Internet. Pintores como Picasso, Salvador Dali, Di Cavalcanti, M. C. Escher e outros são parâmetros para suas obras, assim como os contemporâneos Regina Martinez, Fernanda Rodante e E. Cardoso. “A tendência inicial é o trabalho abstrato, mas me chama atenção também a natureza. A técnica utilizada nas obras é acrílico sobre tela, mas a intenção é ampliar as técnicas para, no futuro, me aperfeiçoar em uma delas”, disse ele, que conta com estímulo da esposa e dos filhos.
A Galeria de Arte da Católica está aberta das 8h às 22h, sem fechar ao meio-dia, no saguão do Campus I (Rua Gonçalves Chaves, 373).