/ Notícias / Aluno da UCPel transforma pesquisa de mestrado em livro sobre direito habitacional
Aluno da UCPel transforma pesquisa de mestrado em livro sobre direito habitacional
Aluno da UCPel transforma pesquisa de mestrado em livro sobre direito habitacional

Um estudo que começou como parte da dissertação do mestrado se desenvolveu até ganhar a forma de um livro. Entre os anos de 2014 e 2018, Nino Rafael Kruger, assistente social e agora doutorando do Programa de Pós-Graduação Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), pesquisou sobre o contexto da moradia nas camadas populares da sociedade para seu trabalho acadêmico. Com os desdobramentos da pandemia, Nino atualizou o material e agora o disponibiliza on-line como livro, de modo gratuito, a partir do dia 16 de setembro.

O que motivou a publicar sua pesquisa como um livro, conforme conta Nino, foi a recente campanha de veículos de comunicação, e também vista nas redes sociais, onde popularizou-se o pedido “Fique em casa”. A reflexão logo se transformou em mais estudos. Veio, então, a atualização dos dados de sua pesquisa de mestrado, que contextualiza como a história da urbanidade se desenvolve desde o início da República Brasileira até os períodos mais recentes,  relacionando ainda com a realidade de Pelotas.

“Me veio à cabeça, quem é que tem esse direito garantido no Brasil? Temos em Pelotas mais de 200 ocupações irregulares e milhares de pessoas vivendo nestes espaços com baixa ou então sem nenhuma infraestrutura”, conta Nino, também membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Questão Agrária, Urbana e Ambiental / Observatório dos Conflitos da Cidade, que está integrando o Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul.

O conteúdo é bastante crítico às políticas de moradia e problematiza esse direito especialmente a pessoas de baixa renda. Na visão do doutorando, a população mais pobre acaba sempre sendo “expulsa para mais longe” da cidade.

“Vou recuperando todas as legislações e a gente vai vendo como a questão da moradia para os grupos mais pobres é tratada. O livro aborda como surgiram as cohabs, quais os projetos desenvolvidos, como se deu o ‘Minha Casa Minha Vida’ e qual o impacto das políticas habitacionais nas populações de baixa renda”, explicou.

O livro será publicado com o nome “Fique em casa?” e estará disponível para download em PDF de forma gratuita na internet. “O objetivo é tornar o conhecimento acessível às pessoas”, adiciona o autor. Será possível encontrá-lo no site da editora Fi, assim como nas redes sociais de Nino Rafael.

 

Vaquinha on-line

Diante do custo existente para a publicação do livro, foi organizada uma vaquinha online para aqueles que desejarem colaborar. É possível fazer a doação de qualquer quantia em dinheiro, que servirá para cobrir o custo da editora. Clique aqui para acessá-la.

Caso o valor arrecadado exceda o custo previsto, Nino promete comprar livros físicos da editora e distribuir na cidade. A Biblioteca Municipal, a Secretaria de Educação e a Biblioteca da UCPel seriam alguns dos locais para realizar a ação.


Redação por: Rafael Mirapalheta

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?