/ Notícias / Aluno da UCPel desenvolve jogo institucional para iPhone e iPad
Aluno da UCPel desenvolve jogo institucional para iPhone e iPad
05.08.2013 | 11:34
Aluno da UCPel desenvolve jogo institucional para iPhone e iPad
Aplicativos para smartphones e tablets são ferramentas cujo acesso vem crescendo cada vez mais e que, desde o início, se tornaram uma sensação para os consumidores de todo o mundo. Aproveitar a popularidade destas ferramentas e destes dispositivos, além de divulgar o seu curso e sua instituição de ensino superior, foram os principais motivos que levaram o aluno do 8º semestre de Ciência da Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Jean Murilo Oliveira, a desenvolver um jogo para iPhone e iPad como trabalho de conclusão de curso.

Conforme conta e mostra o estudante, o jogo se baseia no clássico Breakout do vídeo game Atari. No jogo eletrônico da década de 1970, o jogador se utilizava da palanca do console para rebater uma bolinha em direção a vários blocos e tentar quebrá-los para somar pontos. Na versão de Jean Murilo, os tijolinhos trarão os nomes dos cursos da UCPel e o logo da instituição ao fundo da tela. “O diferencial é não ser um marketing intrusivo”, explica, já que o usuário opta por baixar, jogar e ter o game da Universidade no seu dispositivo. Ele acrescenta como diferencial, também, a jogabilidade, que não será feita por touch e sim por acelerômetro, ou seja, para rebater a bolinha, basta segurar o aparelho e movimentá-lo.

Jean pondera que ainda faltam alguns passos para que o aplicativo esteja totalmente concluído. Basicamente, ele ainda está finalizando alguns aspectos do design e precisa, também, ter seu projeto aprovado pela Apple. Para que se mantenha um padrão, a empresa fundada por Steve Jobs tem todo um cuidado no cadastramento de novos developers. É justamente por isso que Jean Murilo escolheu desenvolver o game para Apple, e não para outras plataformas como o Android. Ele tem o desejo de aprender a programar para a Apple e seguir criando aplicativos para a empresa.

De acordo com números apurados para o Trabalho de Conclusão de Curso, é possível perceber que a ideia de conciliar marketing com uma tecnologia em ascensão é uma opção totalmente apropriada. Estudos, como o da eMarketer, mostram estar sendo investidos no país mais de US$ 41 milhões com publicidade móvel.  Além disso, segundo ao eCommerce, são baixados, em apenas 60 segundos, 23.148 aplicativos; são produzidas 400.710 solicitações de publicidade; são geradas 140.248 solicitações de publicidade em formatos e são clicados 4.111 anúncios.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?