/ Notícias / Aluno da Medicina escreve capítulo de livro da área de procedimentos de urgência e emergência
25.10.2013 | 16:38 | #medicina
O acadêmico do quarto ano do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Augusto Bittencourt, é um dos colaboradores do livro Procedimentos em Medicina de Urgência e Emergência, publicado pela editora Atheneu. A contribuição do estudante pode ser conferida no capítulo Cateter de Shilley. Além da UCPel, outras 13 instituições de ensino superior cooperam com essa produção científica. De abrangência nacional, a obra é direcionada a emergencistas, intensivistas, clínicos e residentes.

Preocupados com os riscos que rondam os departamentos de urgência e emergência dos hospitais brasileiros, alunos e professores vinculados à Associação Brasileira da área, por meio do comitê de sua liga acadêmica, propõem um olhar diferenciado sobre o tema. De acordo com organizadores do livro - Hélio Penna Guimarães, Antônio Pedro Bittencourt, Helder José Reis, Renato Delascio Lopes e Antonio Carlos Lopes -, a temática é muito delicada, pois uma decisão mal tomada pode resultar em casos de óbito ou de sequelas graves.

Ao apresentarem a obra, eles lembram que, a partir dos estudos abordados, estão surgindo novos horizontes de aprendizado e referencial teórico. Conscientes da importância da utilização de raciocínio clínico, destreza manual e habilidades de tomadas de decisão na rotina profissional, os autores evidenciam que a obra é destinada à aquisição de habilidades manuais em treinamentos práticos, simulação ou na atividade clínica diária.