Uma pesquisa sobre o ensino da Matemática para alunos surdos rendeu ao estudante do curso de Matemática da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Daniel Duarte Silveira, um prêmio no 8º Simpósio Sul-Rio-Grandense de Professores de Ciências e Matemática, na modalidade pôster. O acadêmico, que é intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na UCPel e na Câmara de Vereadores de Pelotas, investiga a utilização de Libras nas aulas de Matemática e aponta que, quando o próprio professor sinaliza, o rendimento dos alunos é maior.
De acordo com ele, a pesquisa indica que os alunos surdos afirmaram prestar mais atenção nas aulas quando o próprio docente utiliza Libras, sem necessidade de intérprete. Caso contrário, os alunos precisam dividir o olhar entre professor, intérprete e quadro. O estudo apontou também melhor compreensão do conteúdo e uma melhoria na maneira de tirar dúvidas.
Durante o próprio Simpósio, Daniel apresentou uma oficina sobre o ensino de Matemática para surdos, demonstrando estratégias, especialmente visuais, para o aprendizado deste público. “A formação do professor para trabalhar com inclusão ainda tem muitas lacunas. A oficina proporcionou a familiarização dos professores com os sinais, especialmente os específicos da Matemática”, disse.
O que Daniel propõe é uma metodologia visual, com utilização de material concreto, permeada por questões culturais e a identificação de Libras.
Agora, entre os dias 26 e 28 ele estará no 5º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), quando abordará o mesmo tema na oficina Ensino de Matemática para Alunos Surdos. A orientação é da professora Marília do Amaral Dias.