/ Notícias / Aluno da Matemática ganha prêmio e integra mesa redonda
Aluno da Matemática ganha prêmio e integra mesa redonda
17.12.2012 | 16:42 | #matematica
Aluno da Matemática ganha prêmio e integra mesa redonda
O estudante do curso de Matemática da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Daniel Duarte Silveira conquistou mais um reconhecimento por sua pesquisa sobre o ensino da Matemática para alunos surdos. Desta vez, ele levou o prêmio de Melhor Trabalho, na categoria Ensino, área de Ciências Humanas, na modalidade pôster, no 4º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

No mesmo evento, o estudante da Católica ministrou uma oficina sobre a temática. Daniel ainda foi convidado a participar de uma mesa redonda no 3º Fórum de Educação de Surdos, Libras e Sociedade, também na Unipampa.

O acadêmico já havia conquistado o prêmio de melhor pôster no 8º Simpósio Sul-Rio-Grandense de Professores de Ciências e Matemática.

Daniel, que é intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na UCPel e na Câmara de Vereadores de Pelotas, investiga a utilização de Libras nas aulas de Matemática e aponta que, quando o próprio professor sinaliza, o rendimento dos alunos é maior.

De acordo com ele, a pesquisa indica que os alunos surdos afirmaram prestar mais atenção nas aulas quando o próprio docente utiliza Libras, sem necessidade de intérprete. Caso contrário, os alunos precisam dividir o olhar entre professor, intérprete e quadro. O estudo apontou, também, melhor compreensão do conteúdo e uma melhoria na maneira de tirar dúvidas. A orientação é da professora Marília do Amaral Dias.