/ Notícias / Aluno da Católica fica com segundo lugar em prêmio nacional de comunicação
Aluno da Católica fica com segundo lugar em prêmio nacional de comunicação
14.12.2007 | 00:00
Aluno da Católica fica com segundo lugar em prêmio nacional de comunicação
O formando do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (Ecos/UCPel), Rafael Varela, faturou o segundo lugar no Prêmio Vera Giangrande de Iniciação Científica da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). O anúncio dos vencedores ocorreu na última terça-feira (12), em São Paulo, e a entrega oficial dos prêmios está agendada para o mês de maio de 2008, quando será realizada, no Paraná, a edição Sul do Intercom.

Varela concorreu na premiação com um estudo sobre cibercultura e tecnologia, intitulado “Capital Social em Memes do Orkut”, em que analisou as diversas formas de difusão da informação na Internet por intermédio da estrutura das redes sociais.

Antes mesmo de saber o resultado oficial da classificação, o estudante decidiu aceitar o convite feito por e-mail pela própria organização do Intercom e foi prestigiar pessoalmente a nomeação. “Eu já estava bastante empolgado e, quando recebi o convite, tive um presságio de que ia sair alguma coisa. Um terceiro, segundo, ou até primeiro lugar. Não sei. Mas eu estava confiante de que valeria a pena ir até lá”, disse.

E valeu. Tendo sido agraciado com o que denominou de “ótima colocação”, Varela pode comemorar duplamente, já que, na véspera, havia tirado a nota máxima na defesa de seu trabalho de conclusão de curso. “Creio que foi a coroação do trabalho do Rafael e da própria Ecos, que investe em seus alunos e na pesquisa científica”, comentou a orientadora de Varela no trabalho, professora Raquel Recuero, ao citar que este é o terceiro ano consecutivo que a Escola têm trabalhos de pesquisa classificados entre os melhores do Brasil.

A Universidade como aliada
De colunista em jornal institucional a apresentador de programa de televisão. Em oito semestres de graduação, Varela aproveitou grande parte das chances disponibilizadas pela Ecos para atividades acadêmicas extra-classe e aperfeiçoou seu currículo, mantendo-se na ativa dentro e fora da UCPel. A atuação no programa nacional Bolsa UOL de Pesquisa, o estágio na Secretaria Municipal de Comunicação (Secult), as participações em veículos da Universidade (jornais Turista do Sul, O Pescador e Folha da Princesa, e os programas UCPel Revista e UCPel Notícias) e o atual emprego na assessoria de comunicação da Embrapa Clima Temperado são alguns dos exemplos dessa experiência.

“Acredito que tudo isso foi importantíssimo para que eu pegasse o ritmo do mercado. A Ecos oferece um bom suporte para que o aluno dê o primeiro salto e, se houver interesse e esforço, acontece”, afirmou. “Não apenas na Comunicação, mas em qualquer outra área, é fundamental que o estudante tenha o foco do que quer seguir, batalhe por aquilo e se aperfeiçoe inspirado na experiência de outros profissionais”.
Daqui para frente, os planos de Varela apontam para o ingresso numa pós-graduação em Jornalismo Político, área com que mais se identificou durante o curso. “A idéia agora é sair de Pelotas e distribuir currículos no eixo Porto Alegre-Brasília. Vou atrás da minha pretensão a longo prazo que é ser comentarista político. Mas quero continuar minha qualificação. Um pé no mercado, outro na Universidade”, brincou.

rafael_site.jpg

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?