/ Notícias / Aluno com espectro autista conclui a graduação com a melhor nota da turma
Aluno com espectro autista conclui a graduação com a melhor nota da turma
16.02.2024 | 12:28 | #jornalismo #institucional
Aluno com espectro autista conclui a graduação com a melhor nota da turma

Na última quarta-feira (14), o aluno da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Inácio Bürkle Maron, que tem espectro autista, se formou em Bacharel em Jornalismo e, ainda, recebeu o diploma de destaque Dom Antônio Zattera por ter atingido a maior média da turma.

A Formatura de Gabinete, realizada de forma mais íntima, teve a presença do reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior,e dos pais do formando, Simoni e Gilvanion Maron, que assistiram de perto a conquista do filho.

Apesar de todo orgulho, Simoni lembrou que a inclusão não é uma coisa simples. “Existe muito preconceito e intolerância. Muitas pessoas colaboraram neste processo, e cada etapa concluída, é sempre muito emocionante, porque foi embasada em muita luta e dedicação”, disse.

Para Maron, o diploma de destaque foi uma grata surpresa. “Esta conquista é fruto do empenho de Inácio, das oportunidades que a universidade proporcionou, e de todos os profissionais que estiveram envolvidos, incluindo professores, diretores e os núcleos de apoio. Todos eles, formaram uma rede que sempre deu todo suporte necessário para esse desenvolvimento”, explicou o pai, orgulhoso.

Inácio realizou estágio no Núcleo de Marketing e Comunicação da própria UCPel, onde produzia matérias para site e redes sociais. Além disso, foi destaque em sua turma, recebendo o diploma Dom Antônio Zattera, pelo melhor desempenho em todas as avaliações e trabalhos.

A pró-reitora acadêmica, Moema Chatkin, destacou a importância do diploma. “Esta certificação homenageia nosso fundador, e é concedida aos alunos que alcançaram a média nove durante todo o curso. Junto, o aluno recebe uma bolsa que custeia um curso de pós-graduação”, explicou. O respeito ao outro e às diferenças são alguns dos princípios que norteiam nossa universidade, e a trajetória do aluno Inácio é um belo exemplo disso”, completou.

Depois do período de ansiedade da elaboração do Teste de Conclusão de Curso (TCC), a formatura, segundo Inácio, é um período de alívio e alegria. Sobre o futuro, ele pretende seguir escrevendo. “Eu sempre estive tão ocupado com os estudos  que nunca parei para pensar sobre o que queria fazer depois. Gosto muito de escrever notícias, penso em seguir por este caminho, talvez em algum jornal”, contou.

Redação: Lucia Ippolito