/ Notícias / Alunas europeias realizam intercâmbio na UCPel
Alunas europeias realizam intercâmbio na UCPel
24.07.2009 | 14:54
Alunas europeias realizam intercâmbio na UCPel
O mês de julho já está acabando e com ele o período de estágio de um grupo de acadêmicas estrangeiras na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Jagoda Maria Rzeszewska e Malgorzata Zochowska, da Polônia, Angeliki Stratogianni, da Grécia, Magdalena Pech, da República Tcheca, e Anna Dankova, da Eslováquia, são alunas de Medicina e estão aproveitando a oportunidade para unir o útil ao agradável: além de estabelecer contato com a cultura brasileira, aprofundar conhecimentos na área em que estão se profissionalizando.

A oportunidade de estágio das estudantes se deu por intermédio da International Federation of Londrina Medical Students (IFLMS) – ou Federação Internacional de Estudantes de Medicina, em tradução livre. Na Católica, o comitê da IFLMS é presidido pela aluna do quinto ano Etiane Mendes e tem coordenação geral de Taniela Bes, acadêmica do terceiro ano. A Federação tem, basicamente, a função de agir como mediadora, viabilizando intercâmbios, enquanto a Universidade coloca toda sua estrutura à disposição dos alunos.

Para o coordenador do curso de Medicina da UCPel, professor Sandro Oliveira, a prática de intercâmbios é sempre muito benéfica cultural, social e cientificamente, tanto para a Universidade quanto para os acadêmicos. “Essa integração motiva, principalmente porque mostra que nosso sistema de ensino, tão diferente do que é aplicado na Europa, tem muito a enriquecer na capacitação de estudantes estrangeiros”, afirmou.

E as próprias alunas europeias fazem coro às palavras de Oliveira. Magdalena, por exemplo, faz estágio na área de Medicina Comunitária e considera que o grande diferencial do que tem aprendido na UCPel corresponde à quantidade de aulas práticas a que tem acesso. “Lá [na República Tcheca] o estudo é bastante limitado e não praticamos tanto. Optei por fazer intercâmbio no Brasil, porque aqui as possibilidades são maiores. Tenho tido contato com aspectos da saúde pública que não conhecia no meu país”, disse.

Além de Magdalena, Angeliki também estagia na área de Medicina Comunitária. Já Anna, Jagoda e Malgorzata especializam-se, respectivamente, em Cirurgia, Radiologia e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). As aulas práticas são realizadas nas dependências do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), nas Unidades Básicas de Saúde ou diretamente na residência dos pacientes.

Próximos destinos
Nesse mês de julho, alunos da Católica também estão realizando intercâmbio em Portugal e na Finlândia. No próximo semestre, outros sete estudantes irão para o México, Espanha, Holanda, Croácia, Itália e Peru.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?