/ Notícias / Alunas da UCPel são contempladas em evento internacional
Alunas da UCPel são contempladas em evento internacional
14.09.2023 | 14:37 | #medicina #odontologia
Alunas da UCPel são contempladas em evento internacional

Alunas bolsistas do Programa de Iniciação Científica da Universidade Católica de Pelotas (BIC/UCPel) dos cursos de Odontologia e Medicina participam da 20th Solid State Dosimetry, evento internacional para a apresentação de trabalhos sobre dosimetria de radiação. As alunas receberam subsídio para cobrir alguns dos custos da viagem, que acontecerá em setembro na cidade de Viareggio, na Itália.

As alunas da UCPel Luiza Figueiredo, estudante de Odontologia e Lucila Bezerra, de Medicina, participam da conferência internacional que está em sua vigésima edição, organizada pela Universidade de Pisa na Itália. A Solid State Dosimetry trata de assuntos que englobam a dosimetria da Radiação, ou seja, estudos sobre metodologia, cálculo, proteção, entre outros fatores sobre a radiação absorvida por um objeto, com foco principalmente no corpo humano. Os trabalhos aprovados, ainda, têm chances de serem publicados em revistas científicas.

A estudante de Odontologia, Luiza, apresenta um protetor intra oral para tratamento de câncer cabeça-pescoço. O projeto em questão, desenvolve uma ideia de como seria a proteção dos dentes na radioterapia no tratamento do câncer. A aluna de Medicina, Lucila, realiza um trabalho que faz o controle de qualidade do “Phantom” utilizado em mamografias visando o projeto de baixo custo. O equipamento funciona como um simulador radiográfico e simula as densidades do corpo, podendo identificar câncer de mama em estado inicial.

Os professores Chiara do Nascimento e Everton Souza, ambos docentes do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC), auxiliam as estudantes tanto no projeto escrito quanto nos protótipos. Souza, que também atua na graduação em Biomedicina, avalia que a participação das acadêmicas dará oportunidade de uma vivência interdisciplinar em um evento internacional, unindo os estudos da saúde e da engenharia para a maior qualidade da ciência, num futuro onde hoje se constroem grandes profissionais: “é gratificante perceber que o trabalho está sendo reconhecido”, ele diz.

As alunas participam da conferência nos dias 17 a 22 de setembro na cidade de Viareggio, com apresentação em inglês e com auxílio de posters explicativos sobre os trabalhos.

Redação: Lucia Ippolito