/ Notícias / Alunas da UCPel apresentam coleção sem gênero no Moda Pelotas
Alunas da UCPel apresentam coleção sem gênero no Moda Pelotas
30.09.2016 | 10:24 | #tecnologia-em-design-de-moda
Alunas da UCPel apresentam coleção sem gênero no Moda Pelotas
“Genderless Colorful” é o nome da coleção que será apresentada pelas alunas do curso de Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no Moda Pelotas 2016, que ocorre neste sábado (1º), no Centro de Eventos. Treze looks vão compor a coleção, com temática que surgiu através da relevância que a discussão sobre gênero vem alcançando na moda. Três acadêmicas serão selecionadas para apresentar uma minicoleção no Moda Pelotas 2017.

Segundo a professora Ana Luiza Timm, além de estar em alta, o tema foi escolhido por causa do tom minimalista que geralmente é conferido às peças sem gênero. “Queremos dar cor a essas roupas. O minimalismo acaba restringindo a muita simplicidade e pouca cor. O nosso objetivo é trazer peças que podem ser usadas por homens e mulheres, mas que sejam coloridas e irreverentes”, afirma.

O estilo adotado, bem como a paleta de cores, já deve estar alinhada às tendências do verão de 2018. “Temos que fazer isso pensando no futuro, pois as três designers vencedoras têm que trabalhar em cima do mesmo conceito no Moda Pelotas 2017, no qual garantem o espaço das minicoleções”, pontua a professora Ana Luiza, ao contar que as tendências futuras são estudadas no site usefashion.com e que foi feita a apresentação às alunas utilizando uma cartela com 10 a 12 cores.

Depois da apresentação, ficou a cargo das alunas a confecção de três peças diferentes. No começo da seleção, eram 17 acadêmicas dos 2°, 4° e 5° semestres. Foram selecionados pelas professoras do curso os 13 melhores trabalhos e escolhida a melhor peça de cada uma.

O próximo afunilamento para a escolha dos três melhores looks ocorrerá da seguinte forma: duas roupas serão escolhidas pelo júri técnico do Moda Pelotas e a terceira será eleita através de votação popular. Serão publicadas as fotos no evento Desfile Genderless Colorful UCPel – Talentos da Moda na página do Facebook. Vencerá a peça mais curtida.

Para Bruna de Carvalho e Luiza Osório, do 5° e 4° semestres, respectivamente, o fato de participar do evento já é de importante significado. “Temos oportunidade de mostrar nosso trabalho. Estar em evidência é muito legal”, comemora Luiza. Bruna considera importante não só a beleza da peça, mas também a história que ela conta. “A minha urgiu com a temática dos índios. Os índios gaúchos usavam o mesmo chiripá. Ou seja, nos primórdios da nossa sociedade não existia essa ideologia de gênero que separa e diz que meninos têm de usar azul e meninas rosa”, conta.

Sobre a visibilidade do Moda Pelotas, a professora Tereza Duarte afirma que é uma grande oportunidade aos acadêmicos. “É a valorização do aprendizado através de experiência prática. Atividades como essa divulgam nosso curso e os nossos estudantes, que têm a experimentação do mercado de trabalho dentro da Universidade”, afirma.

Sobre o evento

O Moda Pelotas ocorre no Centro de Eventos Fenadoce, localizado na Avenida Presidente João Goulart. A programação começa às 18h e termina com uma festa. Os convites são gratuitos e podem ser retirados no QG do Moda Pelotas ou nas lojas participantes do evento. Haverá um posto de coleta de alimentos não perecíveis, que serão repassados ao Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá. Mais informações sobre o evento e o line-up completo podem ser conferidos no site do evento.