/ Notícias / Aluna do PPGL tem estudo premiado no 16º ENPOS/UFPel
Aluna do PPGL tem estudo premiado no 16º ENPOS/UFPel
A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/UCPel) Pricilla Farina Soares foi uma das três premiadas na área de Linguística, Letras e Artes do 16º Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (ENPOS/UFPel). Ela apresentou o trabalho Humor e violência simbólica no Facebook – Como os comentários humorísticos de uma postagem podem apresentar discursos violentos contra a mulher, produzido sob orientação da professora Raquel Recuero.

De acordo com Pricilla, o trabalho envolveu a análise de comentários coletados por dois dias em uma postagem na fanpage do jornal O Globo em que uma reportagem relatava a história de uma mulher que vinha sofrendo assédios verbais de um homem, e, depois de meses nesta situação, resolveu se manifestar contra a ação. “A ideia era coletar os enunciados masculinos que continham algum tipo de humor, classificando-os e demonstrando por meio deles como a violência simbólica, que se apresenta por meio dos sistemas sociais e da linguagem, estava incutida no discurso humorístico, fazendo com que alguns estereótipos e padrões de gênero sejam mantidos”, explicou a doutoranda.

Ao observar os comentários, Pricilla percebeu o quanto a realidade da violência de gênero nas redes sociais é mascarada por uma falsa intenção de fazer graça. “Na maioria das vezes, não é apenas humor. Nossas palavras significam muito mais e estudar esses comportamentos em rede, dentro de determinados contextos pode ajudar a entender nossas mudanças (ou nossas intolerâncias) sociais”, comentou. “Meu intuito com este estudo é apresentar dados consistentes que demonstrem a relação do discurso do humor, com o discurso da violência e a questão dos gêneros. Acho importante considerarmos e debatermos, academicamente e socialmente, a violência de gênero e os motivos pelos quais ela não é debatida quando fica oculta pelo deboche, pelo riso. Os sites de redes sociais auxiliam na dimensão desses comportamentos e, quem sabe, numa possível mudança”.

O 16º ENPOS foi realizado pela UFPel de 08 a 12 de setembro. A data da premiação e a colocação de cada trabalho vencedor será divulgada posteriormente.