/ Notícias / Aluna do Pós em Letras fica em 1º lugar no ENPOS/UFPel
Aluna do Pós em Letras fica em 1º lugar no ENPOS/UFPel
Nesta terça-feira (25), a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/UCPel) e egressa do curso de Jornalismo da UCPel, Pricilla Farina Soares, recebeu prêmio pelo primeiro lugar em trabalho apresentado no 16º Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (ENPOS/UFPel). A cerimônia de premiação ocorreu no Auditório da Faculdade de Direito da UFPel, onde os vencedores receberam certificado e placa de participação.

Pricilla havia sido escolhida uma das finalistas na área de Linguística, Letras e Artes no mês de outubro. Ela apresentou o estudo Humor e violência simbólica no Facebook – Como os comentários humorísticos de uma postagem podem apresentar discursos violentos contra a mulher, produzido sob orientação da professora Raquel Recuero.

De acordo com Pricilla, o trabalho envolveu a análise de comentários coletados por dois dias em uma postagem na fanpage do jornal O Globo, em que uma reportagem relatava a história de uma mulher que vinha sofrendo assédios verbais de um homem, e, depois de meses nesta situação, resolveu se manifestar contra a ação.

Ao observar os comentários, Pricilla percebeu o quanto a realidade da violência de gênero nas redes sociais é mascarada por uma falsa intenção de fazer graça. Seu intuito com o estudo foi apresentar dados consistentes que demonstrem a relação do discurso do humor, com o discurso da violência e a questão dos gêneros.
O 16º ENPOS/UFPel foi realizado de 08 a 12 de setembro, paralelamente ao 23º Congresso de Iniciação Científica (CIC) e ao Congresso de Extensão e Cultura (CEC).