Ana Alice Ritta é mãe de primeira viagem do pequeno Bento, de apenas dois dias. Com o apoio da equipe de amamentação do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) desde o primeiro contato com o bebê, o aleitamento materno foi prioridade nas primeiras horas de vida. “Esse contato pele a pele com ele é muito gratificante e fico tranquila de saber que estou conseguindo. A equipe do HU foi fundamental porque eu tinha receio de não saber como ajudar ele a pegar o peito. Com esse apoio, foi mais fácil do que pensei”, disse, com o pequeno Bento nos braços sendo amamentado.
De acordo com a enfermeira supervisora do núcleo de amamentação do HUSFP, Daiane Leal, o trabalho de conscientização para o aleitamento materno e o cuidado com a mãe e o bebê são prioridade desde que dão entrada ao hospital. “Buscamos proporcionar um parto de maior qualidade as mães e um melhor início de vida para o bebê favorecendo o início da amamentação. Além disso, para as mães dos bebês que ficam na Unidade de Tratamento Intensivo, temos a sala de ordenha, onde elas conseguem retirar o próprio leite que é dado aos seus filhos”, explicou.
Durante todo o mês de agosto, o HUSFP está com uma programação voltada à amamentação. Este ano, com o tema “Reduzindo a lacuna: apoio a amamentação para todos”, uma programação foi organizada. “Vamos realizar capacitação sobre manejo do aleitamento materno aos colaboradores que prestam assistência a mãe e bebê, teremos uma roda de conversa com as puérperas e gestantes nas enfermarias da maternidade e colocação das placas da política de aleitamento materno da instituição, curso de gestante na casa da gestante e capacitação aos residentes da ginecologia e pediatria”, disse a enfermeira do núcleo de amamentação do hospital, Silvana Tuchtenhagen.
Agosto Dourado é o mês destinado à amamentação, tendo em vista que é o melhor vínculo entre mãe e bebê, trazendo benefícios importantes tanto para o recém nascido quanto para a puérpera, pois o leite materno possui anticorpos que protegem o recém nascido contra diversas doenças. “O hospital é credenciado como Hospital Amigo da Criança, priorizando e incentivando o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, prolongado por dois anos ou mais. Buscamos qualificar, priorizar e investir em melhorias para fomentar a importância desse serviço prestado pelas nossas equipes dentro do HUSFP”, concluiu o diretor do HUSFP, Marcio Rafael Slaviero.
Agosto Dourado
Confira os números do HUSFP maior nascedouro de bebês da Capital até Montevidéu e Hospital Amigo da Criança
2023
Total de partos: 2237
Acompanhante na hora do parto: 2226
Alta da mãe e do bebê juntos em aleitamento exclusivo: 1806
Total de leite ordenhado para os Recém Nascidos internados nas Unidades de Tratamento Intensivo Neo Natal e Pediátrica ou Semi Intensiva: 99 litros
Óbito materno: nenhum
Primeiro semestre de 2024
Total de partos 1077
Acompanhante na hora do parto: 1073
Alta da mãe e do bebê juntos em aleitamento exclusivo: 845
Total de leite ordenhado para os Recém Nascidos internados nas Unidades de Tratamento Intensivo Neo Natal e Pediátrica ou Semi Intensiva: 79 litros
Óbito materno: nenhum
Redação Lisandra Reis