/ Notícias / Administração da UCPel elabora planos de ação para empresas da Região Sul
Administração da UCPel elabora planos de ação para empresas da Região Sul
11.11.2008 | 00:00
Administração da UCPel elabora planos de ação para empresas da Região Sul
Estudantes do curso de Administração da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estão presentes neste semestre em aproximadamente 65 empresas da Zonal Sul. São quase 70 alunos da disciplina de Estágio II que atuam nas organizações para, além de agregar prática à sua formação, trazer planos de negócios para alavancar os empreendimentos nos quais estão inseridos. Qualquer empresa pode candidatar-se a receber acadêmicos do curso.

Dentro de cada organização, os estudantes são responsáveis por fazer um trabalho de consultoria. De acordo com o professor da disciplina, Sérgio Decker, os futuros administradores efetuam uma investigação do sistema de gestão da empresa e propõem planos de ação para levar melhorias às áreas administrativas. “É proposto algo que realmente seja necessário para cada empresa”, destacou.

Segundo o coordenador do curso, professor Elói Tramontin, com a presença dos alunos as empresas da região ganham a oportunidade de melhoria. “Vai haver um ganho na disseminação da cultura de gestão. O aluno vem com formação e pode colocar em prática aquilo que viu na Universidade, e a empresa aprende novas metodologias, que podem ser aplicadas além do setor onde o estudante realiza o estágio. Se ganha mudança, melhoria de processos e cultura”, salientou.

Experiências dos dois lados
Todos os sábados, ela percorre 35 quilômetros no interior de Piratini para ir ao estágio na Manufaturas de Madeiras Piratini, uma empresa filiada ao grupo Todeschini/Grazziotin, com 43 funcionários. Cibele Westermann, do 8º semestre de Administração integrou o setor de Recursos Humanos durante esse semestre. “A empresa solicitou que eu elaborasse um trabalho de plano de cargos. Continuarei lá até o fim do ano, a pedido da empresa, para implantar o sistema que fiz”, explicou a futura administradora.

Além de reestruturar os cargos, Cibele teve a função de fazer trabalho especial com as funcionárias, que são em grande número e passam muito tempo longe da família. Propostas de motivação também foram levantadas pela aluna. “As coisas que aprendi na Universidade passei para lá. A gente mostra a teoria, e eles, a prática”, disse.

Gestão em todos os lugares
Até mesmo o serviço público é objeto de atuação do curso de Administração. Tendência crescente na opinião da aluna Roselange Gnata, do 8º semestre, a profissionalização da gestão do serviço público foi o foco escolhido para seu estágio. Ela, que é técnica judiciária, atua na 4ª Vara do Trabalho e optou por aplicar lá seu conhecimento na administração de recursos humanos. “Era uma vontade minha, e o juiz ficou curioso em saber como estava o clima organizacional”, explicou. A pesquisa elaborada pela estudante procura identificar a satisfação e a motivação dos servidores. “Quero lançar mão de ferramentas para manter ou melhorar a motivação dos funcionários. O estágio contribui na forma com que eu trabalho, e as respostas dessa pesquisa vão estimular ainda mais toda a equipe, pois pelo que vi é um excelente ambiente”, avaliou.

Para participar
Os alunos são orientados por um professor responsável e, nas próprias empresas, por um supervisor. Organizações que tiverem interesse em contar com a consultoria dos alunos podem entrar em contato pelo telefone (53) 2128-8278.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?