/ Notícias / Adenauer Yamin deixa a sala de aula após 40 anos de dedicação
Adenauer Yamin deixa a sala de aula após 40 anos de dedicação
Adenauer Yamin deixa a sala de aula após 40 anos de dedicação Professor Adenauer no centro junto a professores e alunos dos cursos de tecnologia

O professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Adenauer Yamin, despede-se da sala de aula após mais de 40 anos de carreira no ensino de áreas da computação e eletrônica. Entusiasta da tecnologia, o docente participou de diversos momentos importantes da instituição. Atualmente, atuava lecionando no Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas (CCST), e orientando projetos de pesquisa no Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (PPGEEC).

Graduado em Engenharia Elétrica também pela UCPel, Yamin considera a instituição uma extensão de sua casa. “Em 1982, aos 20 anos, me tornei professor da Católica e nunca mais saí daqui”, comenta. Seu ingresso no quadro de funcionários da universidade se deu como programador de computadores em 1980.

O docente conta que, à época, apenas dois lugares na cidade possuíam computadores. Sendo a UCPel um destes locais, Yamin, trabalhava desempenhando atividades para professores da instituição: “naquela época, eles estavam voltando de seus doutorados, traziam coisas de fora do país para eu rodar nos computadores”, rememora.

Tendo exercido diversas funções durante sua carreira na UCPel, Yamin salienta não ser possível elencar um momento que tenha maior importância em sua trajetória na instituição — mas comenta com satisfação sobre o período em que, estando coordenador do curso de Engenharia Elétrica, propôs, junto a outros colegas, a criação do curso de Computação da universidade, o primeiro do interior do estado. “Chegamos a ter quase mil alunos, foi impressionante, tivemos campus em outras cidades”, discorre.

A atividade em sala de aula se encerra de maneira harmoniosa, Yamin declara se sentir muito grato a UCPel pelos anos de parceria e pelo apoio que sempre teve da instituição. “A UCPel me manteve quando fiz meu mestrado e meu doutorado, quando retornei segui trabalhando”, relata. “Sou imensamente grato pelo apoio que a instituição deu ao meu crescimento”, complementa.

Planos futuros

A decisão de parar foi tomada priorizando uma maior presença junto à família, mas o docente afirma estar se aposentando apenas da sala de aula. “Vou continuar ajudando a universidade e colaborando em projetos de pesquisa”, pontua.

Sua área de atuação profissional só tende a crescer, Yamin é pesquisador de sistemas distribuídos, com ênfase em aspectos de alto desempenho e ubiquidade. Dentre seus principais objetos de pesquisa estão infraestruturas computacionais ubíquas, como aquelas providas pela Internet das Coisas (IoT).

O docente também continuará se dedicando a trabalhar junto a empresas da região que atendem à comunidade nos setores de tecnologia e saúde. Yamin também segue organizando congressos e eventos da área de tecnologia, sendo um deles o Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva (SBCUP), um evento satélite que acontece entre os dias 6 e 11 de agosto como parte da programação do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC).

Redação: Caroline Albaini