/ Notícias / Acolhida da UCPel recepciona novos alunos
Acolhida da UCPel recepciona novos alunos
25.02.2013 | 18:23 | #institucional
Acolhida da UCPel recepciona novos alunos
O dia foi de grande expectativa para os novos alunos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Durante os três turnos, a instituição promoveu ações para integração e apresentação do espaço acadêmico, novidade para a grande maioria que pela primeira vez está ingressando na Universidade.

Foi o caso das alunas do primeiro semestre do curso de Psicologia, Juliana Terra e Marina Moura, ambas com 17 anos e nervosas no primeiro dia de atividades. “Já conhecíamos um pouco da Universidade devido ao projeto Escolha Certa”, conta Juliana. As estudantes visitaram a instituição quando cursavam o Ensino Médio. O calouro de Fisioterapia, Marco Júnior, estava empolgado e achou as atividades promovidas pela Acolhida bem pertinentes, pois proporcionaram um panorama geral da UCPel.

Além da expectativa dos jovens na sua primeira graduação, o acesso a Universidade também representa a possibilidade da qualificação profissional para quem tem mais de 30 anos. É o caso da estudante de Tecnologia em Design de Moda, Rosemira Tormann, que depois de algum tempo trabalhando com reparo de roupas resolveu se especializar. “Apesar de já trabalhar nessa área, encaro essa oportunidade como forma de me qualificar ainda mais”, conta.

Durante a recepção, a Pró-Reitora Acadêmica, Patrícia Giusti, ressaltou que a Universidade é um espaço diferente, onde o aluno deve atentar às suas possibilidades, como a atuação em diversas áreas da extensão, em estágios e no próprio ensino. A Diretora do Centro de Ciências da Vida e da Saúde, Moema Chatkin, aproveitou o espaço para lembrar da existência de 50 anos da instituição e sua trajetória em Pelotas e Região e aconselhou os novos acadêmicos a conhecer a UCPel além de seus cursos.

O Capelão da UCPel, padre Rogério Mosimann da Silva, aproveitou sua apresentação para ler algumas citações literárias inspiradoras para o momento que estão vivendo os estudantes. “A Universidade é um espaço onde o aluno deve aproveitar para criar laços e se empenhar para aprender não somente o que os livros ensinam, mas também a construção de um projeto comum”, disse.

Pela manhã, a Acolhida foi destinada aos cursos de Direito e Filosofia. No turno da tarde, foi a vez dos calouros da Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Produção Fonográfica receberem as boas vindas e fazer um tour pela instituição. À noite, às 19h15min, será a vez de Administração, Serviço Social, Ciência Contábeis, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Direito, Arquitetura e Urbanismo e às 20h30min de Ciências Biológicas, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Letras, Matemática e Pedagogia.