/ Notícias / Ações de prevenção marcam a volta às aulas na Católica
Ações de prevenção marcam a volta às aulas na Católica
31.08.2009 | 16:36
Ações de prevenção marcam a volta às aulas na Católica
Além de cadernos e apostilas, a volta às aulas na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) teve mais componentes imprescindíveis neste dia 31 de agosto. Ao entrar em quaisquer campi da Universidade, os estudantes e a comunidade se depararam com postos de orientação e distribuição de álcool gel para a prevenção da Gripe A (H1N1). As ações chegaram até mesmo a surpreender quem voltava às atividades normais.

Conforme a coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e integrante da Comissão da Campanha, Fernanda Moro, os alunos se mostraram interessados e receptivos às ações. “A pessoa que chega à Universidade já recebe um panfleto com informações. Temos um compromisso com essa orientação”, explicou. De acordo com ela, integrantes da Campanha visitaram todas as salas de aula a fim de alertar sobre atitudes cotidianas de prevenção, como manter os locais arejados e não dividir chimarrão. “Foram ‘toques’ de consciência coletiva”, salientou.

A postos em uma das entradas do Campus I da Universidade, a estudante do 2º semestre de Ecologia, Caroline Lopes, orientava quem passasse. Segundo a aluna, os folhetos informativos fizeram mais sucesso entre o público, enquanto o álcool gel era utilizado pelos mais preocupados com a saúde. De acordo com ela, até o início da tarde duas estudantes grávidas já tinham sido orientadas a ficar em casa. “Todos foram receptivos. Acho ótimo a Universidade ter essa campanha. Além da minha saúde, cuido da saúde dos outros, colegas e professores. É algo que é preciso ser feito nesse momento”, destacou.

Adepto das medidas preventivas, o estudante do 2º semestre de Engenharia Eletrônica, Thiago Pontes, já conhecia as atividades de combate à Gripe A na Católica antes da volta às aulas. “É importante para prevenir. Vamos esperar que o povo pegue esse hábito de lavar as mãos, não só pela gripe, mas por todas as outras doenças”, disse. Ele, que vem de ônibus até a Universidade, ao chegar já trata de lavar as mãos com água e sabão. “Uso álcool gel quando vou sair dos locais”.

Prevenção em alta
As medidas adotadas pela Católica incluem, ainda, a colocação de cartazes em todas as salas de aula, e disponibilização do álcool gel 70º GL em pontos estratégicos de todos os corredores dos diversos prédios da instituição. Está sendo feita também a desinfecção dos locais de acesso ao público, duas vezes por turno. O álcool gel também ficará disponível para higienização constante dos aparelhos nos laboratórios de informática pelos próprios usuários.

Assim como as funcionárias e professoras grávidas já afastadas do exercício de suas atividades por período indeterminado, as acadêmicas gestantes serão liberadas da frequência às aulas, com direito a exercícios domiciliares. Alunos que apresentarem qualquer sintoma da Gripe A serão orientados a procurar atendimento médico e estarão igualmente liberados das aulas.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?