/ Notícias / Ações de doação de sangue se intensificam nesta quinta-feira (13)
Ações de doação de sangue se intensificam nesta quinta-feira (13)
12.03.2014 | 09:59 | #institucional
Ações de doação de sangue se intensificam nesta quinta-feira (13)
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realiza, durante todo o mês de março, diversas ações para estimular a doação de sangue ao Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel). Através do projeto Empresa Amiga do Hemopel, toda a comunidade acadêmica da Instituição poderá contribuir para aumentar os estoques de sangue do local, que atende 13 municípios da Zona Sul, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSPF) e o Pronto Socorro.

Para estimular a participação e esclarecer dúvidas sobre a doação de sangue, a UCPel realizará, no dia 13, das 9h às 11h30min e das 14h às 16h, a divulgação do projeto, além de também disponibilizar uma lista de espera para interessados em utilizar o veículo oferecido pela Instituição, que sairá durante todo o dia em diversos horários até o Hemocentro. A ação ocorrerá no Campus I e contará com a participação de acadêmicos do curso de Enfermagem e profissionais do Hemopel.

Além das atividades propostas para o dia 13, a Instituição oferecerá transporte para os colaboradores interessados em participar do gesto solidário nos dias 14, 21 e 28, sempre às 14h, tendo como local de encontro a Capelania.

Conforme explica a psicóloga da Assessoria de Gestão de Pessoas da UCPel, Fernanda Medeiros, é importante que o colaborador que desejar participar da ação combine a melhor data com o seu gestor e informe o setor de Gestão de Pessoas, através do e-mail gestaodepessoas@ucpel.edu.br. Aqueles que não puderem participar nos dias estipulados poderão escolher uma tarde durante o mês de março para realizar sua doação.

É necessário para ser um doador:

- Ter mais de 50 kg
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas
- Ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior
- Não estar grávida nem amamentando
- Não fazer uso de drogas injetáveis
- Não ter contraído doenças sexualmente transmissíveis como AIDS, hepatites e sífilis
- Portar documento com foto
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18, com autorização por escrito dos pais)