/ Notícias / Ação do UCPel Mais Saudável marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo
Ação do UCPel Mais Saudável marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo
26.08.2019 | 14:39 | #ucpel-mais-saudavel
Ação do UCPel Mais Saudável marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Conscientizar e prevenir sobre os riscos e malefícios do uso de tabaco. Essa é a proposta da ação que ocorre na quinta-feira (29), no saguão do Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a partir das 10h. O evento mobiliza pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Realizada pelo Programa UCPel Mais Saudável, coordenado pelo médico Roni Quevedo, a dinâmica é voltada a toda comunidade universitária. Durante os três turnos, haverá panfletagem, exposição de banners, acolhimento e orientação quanto ao tabagismo ativo, passivo e de terceira mão.

Produzir essa reflexão é essencial, pois conforme afirma Quevedo, todos sofrem de alguma forma com o tabagismo. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) morrem por dia 428 pessoas no Brasil em decorrência do vício em cigarro. Os números mostram ainda que somente em 2017 foram diagnosticadas 73.500 pessoas com câncer oriundo do uso de tabaco.

Embora ocorram no interior da instituição, a comunidade externa também é convidada a participar das atividades. A ação ocorrerá das 10h às 20h no saguão do Campus I, rua Gonçalves Chaves, 373.

Redação: Lia Xavier