As bonecas de pano confeccionadas pelas acadêmicas do curso de Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) fizeram a alegria das meninas da Casa do Carinho. Os primeiros exemplares, produzidos durante o Fashion Revolution 2019, foram entregues na tarde da última segunda-feira (17).
Realizada anualmente durante o Fashion Revolution, a atividade enfatiza a sustentabilidade, propondo a confecção de itens a partir do aproveitamento de retalhos. Conforme explicou a coordenadora do curso, professora Ana Luiza Timm Soares, as ações são sempre voltadas a uma causa social e, este ano, privilegiou as crianças. “Fico muito feliz em ver o envolvimento e a dedicação das acadêmicas com as propostas sociais”, completou.
Ao todo, foram confeccionadas 103 bonecas de pano. Na ação, cerca de 40 alunas do 3º e 5º semestres estiveram envolvidas. Além de estimular a sustentabilidade e o viés social, a atividade oportunizou a integração entre as participantes, visto que elas foram divididas em grupos mistos. “Dessa forma estimulamos um envolvimento efetivo entre elas e também maior troca de conhecimentos”, justificou Ana.
Presente na entrega, a acadêmica do 4º semestre, Bruna Hallal, ficou emocionada com a recepção das crianças. Segundo ela, para confeccionar as bonecas de pano inúmeros detalhes foram levados em consideração, como combinar estampas e maquiagem. Mas contemplar todos os tons de pele e cabelo foi o principal deles. “Queríamos que elas se sentissem representadas nos presentes”, destacou.
Empolgadas com a visita e com os presentes, as meninas falaram de moda, maquiagem e produção de beleza. Conversaram, tiraram fotos e já ensaiaram algumas brincadeiras com as novas amigas. Como reconhecimento pelo momento, Talita, de 9 anos, deu para as bonecas os nomes de Ana e Bruna, homenageando a professora e a acadêmica.
Redação: Manuelle Motta