/ Notícias / Ação da Pedagogia conscientiza contra o fumo
Ação da Pedagogia conscientiza contra o fumo
01.06.2012 | 10:11 | #pedagogia
Ação da Pedagogia conscientiza contra o fumo
O macabro virou entretenimento na hora de informar o publico que passava pelos prédios da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), durante todo o dia 31, sobre os malefícios do tabagismo. Cigarro e Morte, ironicamente, trabalharam unidos pela vida. A irreverência é de um grupo de alunos do curso de Pedagogia, que literalmente vestiu a camiseta – e as fantasias – para conscientizar sobre o Dia Mundial Sem Tabaco. O projeto “A Vida Vale Mais” contou também com a presença do Chico, mascote do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

Pela manhã, um grupo de dez alunas esteve em frente ao Hospital e ao Pronto Socorro de Pelotas distribuindo panfletos explicativos sobre os malefícios do cigarro, além de oferecer orientações sobre os procedimentos para quem demonstrasse interesse em abandonar o vício. À tarde, a mobilização ocorreu nas dependências do Prédio Santa Margarida. E à noite, o grupo formado por 23 alunos dividiu-se entre os Campi I e II, período quando também foram distribuídas mudas entre os setores da Universidade para melhorar a qualidade dos ambientes.

A iniciativa surgiu por uma demanda da disciplina de Didática da professora Jara Fontoura, que contou com o apoio do projeto UCPel Mais Saudável, coordenado pelo professor Roni Quevedo. A aluna do 3° semestre Daiana Oliveira, uma das participantes, explica que a ação tem cunho pedagógico porque busca educar ao mesmo tempo em que se preocupa com um futuro social melhor. ”O movimento tem uma intencionalidade social por estar lutando a favor da vida”, finaliza.