Acadêmicos do nono semestre do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) retornaram às atividades do estágio obrigatório. O grupo deverá reforçar o trabalho realizado por equipes de saúde que tiveram, por diferentes motivos, funcionários afastados devido a pandemia de Covid-19.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Karen Knopp de Carvalho, o retorno foi voluntário e ocorreu devido a vontade dos alunos em contribuir com a população. “Todos preencheram um termo de adesão e receberam equipamentos de proteção individual (Epis), como a máscara de proteção respiratória N95, entre outros itens”, completa.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) administradas pela UCPel e setores do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) como, a Clínica Médica, a Clínica Cirúrgica, o Pronto Atendimento e a Pediatria, são os locais de atuação. “Reorganizamos os alunos a partir das necessidades apresentadas pela gerência do hospital e das UBS no sentido de contribuir com o cuidado e a promoção da saúde das pessoas atendidas nesses espaços”, explica Karen.
A turma do nono ano é composta por 18 acadêmicos. Na avaliação da coordenadora, vivenciar a rotina dos trabalhadores da saúde em meio à situação de pandemia e de se perceber inserido no processo é importante para os alunos. “Essa experiência faz parte da formação dos nossos estudantes como profissionais”, acredita.
De acordo com a acadêmica Fabiana Sinnott, vivenciar a realidade da profissão durante a graduação vem sendo um ponto extremamente positivo, especialmente durante o período da pandemia da Covid -19. “Dentro desta experiência estamos nos dispondo a contribuir com a sociedade, cumprir com o nosso dever como futuros profissionais, compartilhar conhecimento, educação em saúde, promoção e prevenção, bem como cuidado”, avalia a acadêmica. Para Fabiana, estar presente neste momento representa tanto crescimento individual como profissional.
Redação: Rita Wicth - MTB 14101