A partir do dia 28 de janeiro, os acadêmicos Thiago Pederzolli Machado da Silva, 23 anos, e Cristal Carvalho Marques, 22, estarão vivenciando uma nova experiência através do intercâmbio que será realizado na Espanha, na Universidade de Santiago de Compostela. Ambos são colegas do 8° semestre do curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), e estão na expectativa para conhecer uma nova cultura, além de ter contato com pessoas de diferentes países.
Para Cristal, o principal objetivo é o contato com a cultura do país e o aprimoramento da língua espanhola. “Sempre quis fazer intercâmbio e é a primeira vez que participo”, conta. O aluno Thiago tem a mesma visão da colega, e deseja, talvez, expandir o tempo de permanência no país para um ano. “Quero aprimorar o conhecimento na língua, e seguir mais a linha teórica do curso, que é voltada para a Teoria Comportamental, e quem sabe, conseguir algum estágio na área ou até mesmo um projeto voluntário”, diz.
Intercâmbio
O intercâmbio é promovido pelo Programa de Mobilidade Estudantil (PROMOBE), no qual os estudantes da UCPel tem a chance de estudar em outros países pelo período de seis meses a um ano, ficando isentos de qualquer taxa acadêmica, sendo as despesas com alimentação, hospedagem e transporte custeadas pelos intercambistas, como explica a assessora de Relações Internacionais e Intercâmbio da UCPel, Carolina Pegorini. ”Este tipo de experiência é fundamental para os alunos expandirem sua visão tanto profissional, como pessoal. O contato com outra cultura e pessoas de todo mundo torna-se enriquecedor e abre horizontes”, avalia.
Através do PROMOBE são abertos editais periodicamente para diversos programas de mobilidade estudantil. Mais informações podem ser obtidas na Assessoria de Relações Internacionais e Intercâmbio da UCPel pelo telefone (53) 2128.8235.