Os acadêmicos do curso de Engenharia de Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) César Martins, Gianluca Campos, Graciele Argou, Patrick Barbosa, Sara Ritta e Thayná de Oliveira participaram da primeira fase da 21ª Maratona de Programação no último sábado (10). O evento ocorreu no Centro de Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Os professores da UCPel Cláudio Diniz e Marcos Echevarria atuaram como treinadores dos estudantes.
A UCPel participou com dois times, cada um composto por três acadêmicos. De acordo com Diniz, a participação na maratona promove a criatividade, o trabalho em equipe e a habilidade dos estudantes em solucionar problemas reais através da programação de computadores. "A UCPel sempre foi reconhecida por formar excelentes programadores. Participar desse grande evento na área é mais uma forma de agregar novos conhecimentos, vivências e relação entre os alunos. Além disso, o evento proporciona contato entre acadêmicos e empresas patrocinadoras", explica Echevarria.
A Maratona de Programação é uma competição de programação organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e destinada a alunos de graduação da área de Computação. Cada time, formado por três alunos matriculados em uma instituição de ensino superior brasileira, tem como ferramenta um computador. Em cinco horas, o desafio é resolver o maior número possível de problemas que são entregues no início da competição, sem a intervenção do professor.
O evento é dividido em duas fases. A primeira, que contou com a participação 779 times divididos nas 49 sedes regionais do Brasil inteiro, classifica os times que resolverem o maior número de problemas em cada sede para a final brasileira, que ocorre em Belo Horizonte neste ano. Os melhores times da final brasileira se classificam para a competição mundial de programação, o International Collegiate Programming Contest (ICPC), organizado pela Association for Computing Machinery (ACM).