/ Notícias / Acadêmicos de Engenharia de Computação participam da Maratona de Programação
Acadêmicos de Engenharia de Computação participam da Maratona de Programação
Acadêmicos de Engenharia de Computação participam da Maratona de Programação
Os acadêmicos do curso de Engenharia de Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) César Martins, Gianluca Campos, Graciele Argou, Patrick Barbosa, Sara Ritta e Thayná de Oliveira participaram da primeira fase da 21ª Maratona de Programação no último sábado (10). O evento ocorreu no Centro de Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Os professores da UCPel Cláudio Diniz e Marcos Echevarria atuaram como treinadores dos estudantes. 

A UCPel participou com dois times, cada um composto por três acadêmicos. De acordo com Diniz, a participação na maratona promove a criatividade, o trabalho em equipe e a habilidade dos estudantes em solucionar problemas reais através da programação de computadores. "A UCPel sempre foi reconhecida por formar excelentes programadores. Participar desse grande evento na área é mais uma forma de agregar novos conhecimentos, vivências e relação entre os alunos. Além disso, o evento proporciona contato entre acadêmicos e empresas patrocinadoras", explica Echevarria.

A Maratona de Programação é uma competição de programação organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e destinada a alunos de graduação da área de Computação. Cada time, formado por três alunos matriculados em uma instituição de ensino superior brasileira, tem como ferramenta um computador. Em cinco horas, o desafio é resolver o maior número possível de problemas que são entregues no início da competição, sem a intervenção do professor.

O evento é dividido em duas fases. A primeira, que contou com a participação 779 times divididos nas 49 sedes regionais do Brasil inteiro, classifica os times que resolverem o maior número de problemas em cada sede para a final brasileira, que ocorre em Belo Horizonte neste ano. Os melhores times da final brasileira se classificam para a competição mundial de programação, o International Collegiate Programming Contest (ICPC), organizado pela Association for Computing Machinery (ACM). 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?