/ Notícias / Acadêmicos de Design de Moda da UCPel desenham o inverno de 2016
Acadêmicos de Design de Moda da UCPel desenham o inverno de 2016
29.02.2016 | 14:28 | #tecnologia-em-design-de-moda
Acadêmicos de Design de Moda da UCPel desenham o inverno de 2016
Definir tendências de moda no tempo atual vem sendo cada vez mais difícil. Pluralidade, dinamicidade, democracia e liberdade são as palavras de ordem que estão mais preocupadas em apresentar identidades, culturas e estilo do que apenas apontar os novos modismos. Devido a esse cenário cada vez mais complexo, o Bureau de Tendências desenvolvido por acadêmicos do curso de Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) vem se tornando uma ferramenta de consulta para profissionais da área buscarem inspirações e informações sobre as novidades da próxima estação. 

Divididos em oito segmentos – alta costura, fitness, jeanswear, lingerie, malharia retilínea, prêt-à-porter de luxo, streetwear e surfwear – cada item apresenta um painel com imagens que traduzem o momento atual, demonstram macrotendências, definem o painel de cores e ainda sugerem alguns looks inspiradores. Para compor o material, o portal UseFashion, revistas e sites de moda foram acessados por 31 acadêmicos, responsáveis pela elaboração e criação do Bureau.

Conforme a professora da disciplina de Projeto de Moda, Ana Luiza Timm Soares, o Bureau de Tendências é feito para que interessados possam ver o que está em alta. “O material é desenvolvido especialmente para que empresários tenham suporte para definir em quais tendências investir”, comenta. Ana explica que o caderno trabalha através de tendências amplas, que conseguem traduzir o "espírito", o tempo e a forma como isso vêm sendo traduzido pela moda.  

O que usar no inverno 2016  
Para o inverno 2016, o material aponta o resgate do passado e, em especial, as décadas de 60 e 70, que remetem a ideia de liberdade, comenta a professora. Como cores principais, devem ganhar destaque o azul profundo, vinho associados a cores calmas, como o rosa quartzo e o serenity (lilás azulado). “O inverno 2016 deve acabar com a ideia de que na estação deve se usar apenas tons escuros”, explica.

Nos jeans, diversas intervenções como recortes e aplicações estarão em alta. Além das tradicionais calças, camisas e macacões ganham espaço. “Já na lingerie é possível perceber que as transparências continuam nessa estação”, diz. O resgate do artesanal através de peças feitas de crochê e tricô continuam nesse inverno. 

Acesso facilitado   
Para facilitar o acesso de interessados ao material, um espaço dentro do site do curso de Design de Moda foi especialmente criado para a partir desta edição reunir todos os Bureaus construídos pelos acadêmicos. “A cada semestre pretendemos disponibilizar um novo material que sempre se refere à próxima estação”, informa.

As tendências do inverno 2016 já estão disponíveis e podem ser acessadas gratuitamente no site curso de Design de Moda, no menu Bureau de Tendências.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?