/ Notícias / Acadêmicos da UCPel vencem categoria do Prêmio Telefônica de Jornalismo
Acadêmicos da UCPel vencem categoria do Prêmio Telefônica de Jornalismo
03.11.2014 | 17:45 | #jornalismo
Acadêmicos da UCPel vencem categoria do Prêmio Telefônica de Jornalismo
Os acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Mateus Marques e Leandro Lopes, ganharam em nível nacional a categoria Videojornalismo do prêmio Telefônica de Jornalismo. O vencedor da etapa Brasil será revelado no dia 12 de novembro, durante solenidade de premiação que ocorrerá na sede da Vivo, na cidade de Belo Horizonte – Minas Gerais.

Já premiado a nível nacional no mesmo concurso com a reportagem Crack em Pelotas, Mateus inscreveu nesta edição sua produção em videojornalismo, intitulada A realidade no Presídio de Pelotas. De acordo com ele, foi uma reportagem feita para a TV UCPel com a intenção de retratar como é a vida dentro de um presídio. “A participação de toda a equipe no trabalho foi importante pois houve uma preparação para a captação de imagens e produção de textos, enfim, um trabalho coletivo da TV UCPel”, conta.

Conforme o coordenador do curso de Jornalismo, professor Marcus Spohr, a oportunidade de produzir matérias elaboradas e qualificadas é uma das possibilidades que a graduação da UCPel proporciona aos seus alunos. “Essa matéria sobre o presídio foi pensada, produzida e contextualizada durante várias semanas e esse é um dos seus diferenciais”, explica.

Ao todo foram inscritos 100 trabalhos dos Estados de Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul, divididos nas categorias Jornalismo Impresso, Jornalismo Multimídia, Videojornalismo, Radiojornalismo e Fotojornalismo.

A comissão julgadora desta terceira edição é formada por alguns dos mais destacados jornalistas da Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. São eles: Ana Paula Pedrosa, Benny Cohen, Eugênio Esber, Giácomo Mancini, Heyder Mustafá, Iracema Chequer, Kátia Mássimo, Laura Medina, Liliane Corrêa, Linda Bezerra, Luiz Fernando Rocha, Nélio Rodrigues, Patrícia Knebel, Ricardo Kadão Chaves, Telmo Flor e Wladmir Pinheiro.

O vencedor do Brasil participará da etapa latino-americana do concurso, concorrendo com representantes da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela. O primeiro colocado dentre esses participantes ganhará uma viagem à Espanha e estágio em veículo de comunicação daquele país.

Vestibular
O curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo está entre as 23 graduações oferecidas pela UCPel em seu Vestibular de Verão 2015, que ocorre dia 30 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo investimento de R$ 80,00 até 21 de novembro. Informações e inscrições pelo site do Vestibular.