/ Notícias / Acadêmicos da UCPel preparados para o Enade
Acadêmicos da UCPel preparados para o Enade
22.11.2013 | 10:32 | #institucional
Acadêmicos da UCPel preparados para o Enade
Após dois semestres letivos de preparação, 250 acadêmicos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizam a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) neste domingo, dia 24 de novembro. Concluintes dos cursos Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Serviço Social e Tecnologia em Gestão Hospitalar terão a oportunidade de demonstrar todo o conhecimento adquirido ao longo das disciplinas cursadas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Como forma de informar os participantes da instituição, reuniões foram feitas para explicar todas as etapas do exame, sua obrigatoriedade e a importância da realização da prova com seriedade, visto que a nota também é utilizada para gerir critérios da educação superior em todo o país. “Além do reconhecimento qualitativo do curso e da Universidade, importante para aceitação do diploma no mercado de trabalho, o Enade gera uma série de dados fundamentais para criação de diversas diretrizes”, explica o coordenador de graduação da UCPel, professor José Antônio Weykamp da Cruz.

Logo após as reuniões para explicar e sensibilizar sobre a importância do exame, a UCPel ainda realizou um simulado presencial com os acadêmicos convocados com o objetivo de proporcionar uma experiência bem próxima ao Enade. Com os resultados obtidos através da prova, a Coordenação de Graduação, juntamente com coordenadores de cursos e professores, elaborou ações específicas para cada curso, como oficinas e seminários interdisciplinares para trabalharem temas que necessitavam de aprofundamento.

Segundo o professor, o Enade ainda proporciona à UCPel oportunidade de refletir sobre o tipo de profissional que a Instituição está formando. “A provocação é salutar porque nós podemos tirar proveito do Enade para identificar o que está dando certo e deve ser mantido, o que precisa ser modificado ou aprofundado”, avaliou.

Prova
A realização da prova é componente curricular obrigatório e a colação de grau condicionada à participação dos acadêmicos convocados. Em 2013 a prova será formada por dez questões, sendo oito de múltipla escolha e duas discursivas, e 30 questões específicas da área com 27 de múltipla escolha e três discursivas. Para consultar o local de provas, clique aqui.

Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo do exame é aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências.