/ Notícias / Acadêmicos da Engenharia Elétrica visitam subestação da CEEE
Acadêmicos da Engenharia Elétrica visitam subestação da CEEE
22.10.2021 | 17:30 | #engenharia-eletrica
Acadêmicos da Engenharia Elétrica visitam subestação da CEEE

O curso de Engenharia Elétrica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promoveu uma visita técnica à subestação Pelotas 3 da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE-T). Com a atividade, acadêmicos conheceram de perto temas relacionados à transmissão de energia, variação de níveis de tensão e distribuição.

Guiada pelo professor Robson Moreira, a visita foi uma oportunidade para mostrar os equipamentos envolvidos nas subestações da transmissora. “Eles conheceram equipamentos exclusivos, como relés de proteção, transformadores de potência, seccionadora, disjuntor de potência, para-raios, unidade terminal remota, entre outros, que irão enriquecer a formação”, diz.

Para a estudante Michele Marques, a visita técnica foi de grande aprendizado por proporcionar o conhecimento de como são feitas as manutenções e funcionamento do programa que sinaliza erros e paradas de equipamento. “Na sala de aula trabalhamos com livros. Sair da parte teórica para a prática e conhecer o ambiente de trabalho, o funcionamento da Subestação Pelotas 3, foi uma experiência maravilhosa”, conta. 


Visitas técnicas 

De acordo com o coordenador do curso, professor Leandro Zafalon, atividades como visitas técnicas contribuem para mostrar aos estudantes o ambiente real. “A visita à CEEE completou o conhecimento sobre transmissão e distribuição de energia elétrica estudados nas disciplinas do curso e no projeto integrado”, explica. 

Outras atividades para aprimoramento do ensino estão sendo planejadas. Dentre elas, projetos envolvendo sistema de proteção do Sistema Elétrico de Potência, bem como, atuação de suas funções através de testes de ensaio e, ainda, estudo detalhado de alguns modelos de projetos de subestação de potência. 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?