Os acadêmicos do primeiro semestre do curso de Engenharia de Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) dispõem de uma nova ferramenta para estudo. Um kit, composto por dispositivos que possibilitam a criação de softwares, foi distribuído aos ingressantes. O equipamento faz parte da disciplina de Projeto Integrador I.
Dividida em oito semestres, a disciplina integra o novo currículo da graduação, conforme explica o coordenador, professor Cláudio Diniz. “Ela foi criada para ser um espaço de prática e exercício das outras disciplinas e conhecimentos adquiridos ao longo do curso”, diz. O objetivo é, a cada semestre, propor um desafio que deve ser solucionado pelo acadêmico, invertendo, assim, a abordagem tradicional de ensino.
O novo método de construção do conhecimento é mais próximo da realidade do mercado de trabalho. De acordo com Diniz, um nicho que vem se popularizando cada vez mais, por exemplo, é o de sistemas embarcados – sistema mais simples que um computador encarregado de executar uma função pré-determinada repetidas vezes. “O kit que distribuímos aos alunos foi pensado para atender essa demanda”, explica.
Além disso, o kit também foi escolhido para que o aluno se familiarize com o curso já no primeiro semestre. O professor da disciplina, Sérgio Almeida, ressalta a relação da ferramenta com a proposta. “A ideia é que, ao avançar dos semestres, o acadêmico se aproprie do kit e dos ensinamentos de sala de aula para criar projetos úteis à sociedade”.
A aluna, Helena Garcia Tavares, também destaca a aplicação prática da teoria através do novo instrumento. “Com o kit podemos por em prática os conteúdos de outras disciplinas”. E acrescenta a autonomia na criação de projetos. “O kit é ótimo porque podemos usar em casa, desenvolver atividades independentes de sala de aula”, avalia.
Redação: Piero Vicenzi