/ Notícias / Acadêmico destaca-se por sua atuação no Negócio a Negócio
Acadêmico destaca-se por sua atuação no Negócio a Negócio
06.07.2015 | 19:31 | #gestao-financeira
Acadêmico destaca-se por sua atuação no Negócio a Negócio
Ele se diz um "resiliente prático". Querendo afastar-se do estereótipo do indivíduo que supera adversidades, mas ao mesmo tempo com a missão de inspirar pessoas, Jael Bandeira, 21 anos, diz adorar desafios. Talvez esse seja o combustível do rapaz, que estuda Gestão Financeira na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Devido a uma má formação congênita, Jael movimenta-se com uma cadeira de rodas. E não acha impedimento para realizar seus sonhos.

Em fevereiro deste ano, o rapaz - que deparou-se com seu primeiro desafio quando ingressou no Ensino Fundamental -, subiu mais um degrau em sua capacitação. Desde lá, quando, aos sete anos, pela primeira vez ganhou uma cadeira, ele já fez o curso técnico em Administração e agora adentra o mundo das finanças na UCPel. Em busca de qualificação, ele diz ser "adaptável".

Um mês depois de ingressar na Universidade, o estudante já estava engajado em um dos projetos mais destacados que a UCPel tem em parceria com o Sebrae: o Negócio a Negócio. Atuando como agente de orientação empresarial, o acadêmico visita empresas oferecendo uma ferramenta para melhorar o negócio de micro e pequenos empreendedores. Ir de "negócio a negócio" não foi problema. Todo dia Jael pega o ônibus e vem de Monte Bonito, região colonial de Pelotas, onde mora com os pais, para as aulas e consultorias. Já chegou a percorrer dois quilômetros apenas com a cadeira de rodas só para visitar uma empresa. "Não foi trabalhoso, porque eu gosto de fazer o que faço", argumentou.

Atualmente, ele atende cerca de 30 empresas. Na primeira visita, faz o diagnóstico do negócio. Na segunda, mostra um gráfico com pontos fortes e fracos e oferece um plano de ação nas áreas de marketing, finanças, gestão comercial e recursos humanos, de acordo com o que a empresa precisa. Na terceira visita, avalia como esse plano foi implementado e encaminha demandas para assessoria do Sebrae, se necessário. "Posso contribuir, especialmente, com informações da Gestão Financeira, como fluxo de caixa e capital de giro", explicou.

A gerente da loja de roupas e acessórios Atitude Fitness, Marciana Balhego, recebeu a terceira visita de Jael e aprovou a iniciativa. De acordo com ela, uma visão externa pode ajudar a empresa a entender melhor alguns aspectos e agregar conhecimento à gestão. Com a orientação de Jael, ela padronizou a exposição dos produtos e diversificou a oferta de acessórios.

Marciana conta que já havia sido procurada por projetos semelhantes, mas sentiu-se acolhida pelo estudante, que, segundo ela, é hábil na arte de ouvir. "Ele deixa a gente à vontade e, como alguém 'de fora' da empresa, nos trouxe uma luz", disse.

Para além de transmitir informações e orientar empresários, o futuro gestor financeiro, que gosta de ser reconhecido por seu trabalho e não pela deficiência, pondera que também é importante inspirar pessoas. "Gosto de mostrar minha capacidade para que as pessoas saibam que podem fazer mais e melhor".

Negócio a Negócio
Na UCPel, o projeto foi implantado em 2012 e desde então realizou mais de 19 mil atendimentos a pequenas empresas da região. Podem participar do Negócio a Negócio todos os alunos matriculados na UCPel, independentemente do curso. O projeto é vinculado ao Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), que fica no Campus I da Universidade, na rua Gonçalves Chaves 373, no Prédio E, sala 204. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128-8292.