Acadêmico de Letras da UCPel recebe destaque na PUC/RS
15.09.2009 | 17:01
O aluno da graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Magnun Rochel recebeu prêmio de destaque no 10º Salão de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), com o estudo “Co-ocorrência CV na aquisição da linguagem: uma abordagem via fonologia gestual”. O trabalho foi apresentado no dia 1º de setembro e premiado no dia 08.
Bolsista de iniciação científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Rochel aborda em sua pesquisa a origem da combinação de consoantes e vogais e indica explicações fonológicas para fenômenos linguísticos que ocorrem no período em que as crianças começam a se comunicar.
Para o estudante, além de um importante incentivo à sua carreira, o prêmio é um estímulo a outras pesquisas na área pela UCPel. “Esse trabalho aponta um novo caminho para o estudo da aquisição da linguagem, vista a partir de uma perspectiva dinâmica”, disse.
O estudo de Rochel foi o único fora da PUC premiado em seu segmento. “Além disso, essa pesquisa é subsidiária de um trabalho maior na área de gramática fônica, fruto da cooperação científica entre a UCPel e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Há um grande valor interinstitucional que alarga o contato com teorias mais dinâmicas de aquisição da linguagem”, explicou a orientadora do trabalho, professora Márcia Zimmer.