/ Notícias / Acadêmico da UCPel é selecionado para vivenciar projeto do Canal Futura
Acadêmico da UCPel é selecionado para vivenciar projeto do Canal Futura
11.12.2019 | 11:21 | #jornalismo
Acadêmico da UCPel é selecionado para vivenciar projeto do Canal Futura

O estudante do sexto semestre de Jornalismo na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Renan Santos, foi um dos selecionados para o projeto Geração Futura, promovido pelo Canal Futura. Na etapa presencial do programa, que ocorre de 3 a 14 de fevereiro, no Rio de Janeiro, o futuro jornalista irá participar de oficinas audiovisuais e conhecerá na prática a rotina de produção televisiva do canal educativo.

Além de Renan, foram selecionados mais 40 acadêmicos de instituições de ensino superior de todo o Brasil parceiras do canal. Para participar, o estudante se inscreveu e enviou um vídeo contando por que gostaria de fazer parte do projeto e de que forma as atividades desenvolvidas agregariam para a sua formação profissional.

Devido ao interesse pelo telejornalismo desde o início da graduação e pelos relatos de colegas que também vivenciaram o Geração Futura, o acadêmico sempre teve curiosidade em participar. Entretanto, a inscrição só ocorreu esse ano por acreditar ser o momento certo.

No primeiro ano da faculdade, por ser menor de idade, Renan não se encaixava nos requisitos e, no ano seguinte, estava começando estágio na TV UCPel, local onde atuou por dois anos. “Participar agora vai ao encontro de toda formação que recebi na TV UCPel e também vai acabar trazendo outras oportunidades”, ressalta.

Uma das expectativas que mais anima o estudante é entrar em contato com uma nova forma de fazer Jornalismo. A inovação na prática profissional é, inclusive, um dos conhecimentos que mais espera encontrar. “É uma chance de experimentar realidades, outras possibilidades de fazer Jornalismo com outros formatos e até com outros estilos de reportagem. Vai agregar muito na minha formação”, acredita.

O Geração Futura é uma iniciativa do Canal Futura. Ocorre desde 2006 e visa fortalecer o laço existente entre universidades parceiras e a emissora. Durante as atividades, conceitos e técnicas são abordados de maneira dinâmica e participativa e os alunos ainda gravam matérias para exibição no jornalismo do Futura.

Redação: Lia Xavier