A participação em um workshop no Rio de Janeiro, em 2008, rendeu ao estudante do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Henrique Giovanini a atuação em uma microssérie, com direção de Edson Erdmann, da Rede Globo. Intitulada “O livro vermelho”, a produção tem oito episódios e foi entregue a Giovanini em DVD, na última semana.
A oportunidade de gravar o filme veio em agosto de 2007, quando o acadêmico participou do workshop realizado por Erdmann na UCPel. Convidado pelo diretor de especiais como “Criança Esperança” e o extinto “Linha Direta”, Giovanini foi para o Rio fazer o estágio avançado do curso. Lá, conheceu como são feitas as grandes produções cinematográficas, com o respaldo de diretores, produtores, assistentes, maquiadores, figurinistas e outros profissionais da área.
O filme “O Livro Vermelho” conta a história de uma moça internada em um sanatório há mais de 30 anos, que, embora considerada incapaz, aprende, misteriosamente, a ler e escrever. A partir de então, ela passa a redigir, com seu próprio sangue, várias histórias num livro vermelho. Esse livro é descoberto depois de muitos anos numa biblioteca e começa a ser lido. Cada pessoa que lê as histórias tem a vida transformada tragicamente.
O longa deve ser transmitido em uma sessão especial para a comunidade do Colégio São José, onde Giovanini é estagiário como âncora do programa televisivo Conexão.