/ Notícias / Acadêmicas de Jornalismo promovem evento para mulheres da zona rural de Pelotas
Acadêmicas de Jornalismo promovem evento para mulheres da zona rural de Pelotas
23.06.2017 | 11:42 | #jornalismo
Acadêmicas de Jornalismo promovem evento para mulheres da zona rural de Pelotas
As acadêmicas do terceiro semestre do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Catarine Thiel e Maria Werhli, promovem na próxima quarta-feira (28) o projeto “Dialogando com Mulheres Empreendedoras”. O encontro tem por objetivo estimular mulheres do meio rural pela busca da autonomia. A atividade ocorrerá no Salão da Comunidade Sant’Ana, na Colônia Maciel, das 13h30min às 16h.

Criado através da disciplina de Comunicação Comunitária e Cidadania, o projeto tem como intenção incentivar a autoestima das mulheres que vivem na zona rural. “Muitas delas não possuem autonomia frente aos seus maridos, visto que dependem de seus salários para sobreviver”, explica Catarine. Ainda de acordo com a acadêmica, existem algumas mulheres que trabalham na produção de artesanatos, doces e salgados, mas sem receber incentivo e sem local para vendas. 
 
Para divulgar atitudes empreendedoras, as duas acadêmicas planejaram a realização de um evento para estimular as mulheres da Colônia Maciel a terem renda própria. Participarão, através de relato de experiências, a representante do núcleo de responsabilidade social da Embrapa, Rosângela Alves, as floricultoras Sílvia Dilli e Letícia Dilli, a agricultora e proprietária do Café Paiol, Jurema Portelinha, e a feirante Adriana Chagas. O evento contará ainda com mostras de artesanatos e exposição de produtos da agroindústria.

Na avaliação de Catarine, é de extrema importância que a população da Colônia Maciel entenda melhor o que é empreendedorismo rural para desenvolvimento de suas propriedades através dos recursos disponíveis. “Nosso projeto é voltado tanto para mulheres que já trabalham no meio rural como para as que não trabalham, mas possuem interesse em desenvolver novas técnicas”, explica.

Além de contar com o apoio da UCPel, o projeto Dialogando com Mulheres Empreendedoras conta também com ajuda da Embrapa e Emater. A entrada para o evento é gratuita a todos os interessados em participar. 

Confira o cronograma completo abaixo:

13h30min – Abertura

14h – Palestra com Rosângela Alves (Representante do Núcleo de Responsabilidade Social da Embrapa)

14h20min – Depoimento Silvia Dilli (Floricultora Green Rose) e Letícia Dilli (Floricultora Bela Flor)

14h40min – Momento para questionamentos

15h10min – Depoimento Jurema Portelinha (Agricultora e feirante, ex-presidente da ARPASUL e proprietária do Café Paiol)

15h30min – Depoimento Adriana Chagas (Feira do Peixe de Pelotas)

16h – Encerramento. Logo após, pequena confraternização.

Vestibular de Inverno 2017

A UCPel recebe inscrições para o Vestibular de Inverno até o dia 13 de julho. São ofertadas vagas para os cursos Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito (manhã e noite), Engenharia Civil, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. O processo seletivo será composto por uma redação. Mais informações podem ser obtidas em ucpel.edu.br/vestibular.

Redator: Alisson Lopes

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?