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Acadêmicas da Moda UCPel criam projeto de marca
03.07.2014 | 10:44 | #tecnologia-em-design-de-moda
Acadêmicas da Moda UCPel criam projeto de marca
O pensar sobre Moda requer muito conhecimento e habilidade em diversas áreas. É sempre um desafio elaborar todo o plano de desenvolvimento de uma marca, com busca de referências para posterior aplicação; e de marketing, onde o conceito que se quer transmitir precisa ser criado. Para as acadêmicas do terceiro semestre do curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) a disciplina de Projeto Integrado vem sendo a primeira experiência real de reunir tudo o que foi visto em um único projeto. 

Para facilitar a tarefa das alunas, o tema foi dado. Poderiam ser dois: ícones da moda brasileira (dando prioridade para estilistas novos ou pouco conhecidos, ou ainda que são referenciais para a moda no Brasil) e tribos urbanas. As acadêmicas Roberta Martins, 27, Caterine Ribeiro, 20, Rosangela Oliveira, 33 e Carolyne Braga, 20, escolheram a temática tribos urbanas, onde a cultura dos hipsters (movimento de subcultura que busca coisas novas e diferentes) foi estudada a fundo. “Escolhemos mostrar um grupo que ainda é pouco conhecido por aqui”, informa Caterine.

Depois de escolhido o tema, o primeiro passo das acadêmicas foi a realização de pesquisas em buscas de referências, que vão desde saber como surgiu o movimento e sua filosofia, passando por seu estilo, até chegar na aplicação e transformação dessas informações. Também fazia parte das tarefas a criação de cinco looks, entre eles um conceitual (que foi confeccionado) e outro comercial. A realização de um ensaio fotográfico com a peça confeccionada e a defesa da proposta também fizeram parte da avaliação. 

De acordo com a coordenadora do curso, professora Tereza Cristina Duarte, esse é o momento ideal de afinar o discurso, aparar arestas visando à preparação para o próximo semestre, onde os acadêmicos deverão realizar o mesmo trabalho individualmente. “Fomos mais críticas nos pareceres, cobramos muito o uso de referenciais e de conceitos que já foram apresentados”, explica. Também participaram da banca de avaliação dos trabalhos as professoras Lilian Fetzer e Francys Saleh. 

As apresentações dos demais grupos prosseguem na quarta-feira (02), das 17h às 22h e na sexta-feira (04) de julho, das 14h às 19h, no Espaço Multiuso do Campus II da UCPel. 

Primeira experiência 
Para as acadêmicas do grupo de escolheu a filosofia dos hipsters como inspiração, a tarefa foi desafiadora, principalmente por exigir a construção de um plano de desenvolvimento, de marketing – onde a criação de uma marca era exigida assim como o projeto de lançamento de uma coleção. “Buscamos trabalhar com os referenciais mais fortes que encontramos para transmitir o que queríamos”, conta Rosangela, complementando que com a experiência foi possível colocar em prática o que foi visto em várias disciplinas. Outros temas trabalhados na tarde foram a cultura hippie, o grafite como forma de arte e o novo estilista brasileiro Wagner Kallieno (dentro da primeira temática).
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