/ Notícias / Acadêmicas apresentam trabalhos em evento Nacional de Fisioterapia Neurofuncional
08.10.2018 | 10:49 | #fisioterapia
Dois trabalhos desenvolvidos por acadêmicas do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foram aprovados no Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional (Cobrafin). As pesquisas serão apresentadas no evento, realizado entre 10 e 13 de outubro, em Florianópolis (SC).

O primeiro trabalho foi desenvolvido pelas egressas Luciana Teixeira e Nagely da Silva, e orientado pela professora Giane Braida. A pesquisa aborda o processo de aquisição do controle esfincteriano em crianças com paralisia cerebral. Segundo a docente, os resultados encontrados reforçam a atenção necessária ao assunto. "Principalmente dos profissionais de saúde que trabalham com essas crianças para que o cuidado seja feito de forma integral", completa.

A experiência de atuação na Unidade de Cuidados Continuados Integrados em Bragança (Portugal), vivida pela estudante do 8° semestre, Mariana Gomes Nunes, originou o segundo trabalho aprovado no Cobrafin. O relato analisa as intervenções de uma equipe multiprofissional na reabilitação de aspectos de qualidade de vida, no âmbito clínico e social. "Notei a importância da utilização do termo cliente, ao invés de paciente, por remeter a uma configuração autônoma", exemplifica.

Conforme acredita a professora, os congressos são oportunidade e momento de disseminar o conhecimento produzido. "Como coordenadora do curso, ver trabalhos produzidos selecionados para eventos profissionais engrandece a atuação dos acadêmicos e professores e reflete a qualidade da graduação da UCPel", frisa Giane.

O Cobrafin é promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional desde 2010. Em oito  edições, o evento se propõe a estabelecer padrões de qualidade de assistência em fisioterapia neurofuncional através da troca de experiências, saberes, histórias e aprendizados de profissionais do Brasil e do mundo. Além disso, divulga o saber científico e promove interação entre pesquisa e prática clínica.

Redação: Piero Vicenzi