/ Notícias / Acadêmica do curso de Fisioterapia vive experiência no Madrid Premier Padel
Acadêmica do curso de Fisioterapia vive experiência no Madrid Premier Padel
28.07.2023 | 16:40 | #fisioterapia
Acadêmica do curso de Fisioterapia vive experiência  no Madrid Premier Padel Acadêmica da UCPel observa o atendimento da fisioterapeuta Blanca Bernal.

Além de realizar intercâmbio acadêmico na Universidade de Coimbra, Portugal, a aluna do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Isabel Brião, realizou outro sonho: estagiar junto a equipe médica em um dos principais torneios de padel da Espanha, o Madrid Premier Padel.    

Junto à fisioterapeuta espanhola Blanca Bernal, que atua no atendimento dos principais atletas de padel do mundo, e ao médico do tenista Rafael Nadal, Angel Ruiz-Cotorro, a estudante da UCPel pôde vivenciar como ocorrem os atendimentos de padelistas de elite em um grande torneio. “Quando planejei migrar para a Europa, sonhava em poder ter contato com o padel na Espanha, pois é onde estão os melhores atletas do mundo”, diz. 

A oportunidade foi de grande experiência, devido a troca de conhecimentos com os outros profissionais da saúde do esporte e a possibilidade de realizar atendimento fisioterapêutico aos atletas de ponta. “Da mesma forma, também tive contato com os melhores equipamentos voltados para a reabilitação, preparo e prevenção esportiva em um ambiente acolhedor, de profissionalismo e alto desempenho”, avalia. 

Assim como a experiência prática na fisioterapia, Isabel, que também é atleta de padel, passou a integrar a Federação Portuguesa de Padel, o que vem proporcionado o contato com os atletas portugueses como esportista. 


Intercâmbio 

Em intercâmbio na Universidade de Coimbra desde 25 de janeiro, Isabel ingressou na UCPel já com o propósito de realizar um intercâmbio. “Sempre soube que durante a graduação  gostaria de aprimorar os conhecimentos da fisioterapia esportiva, associada com a inserção ao universo acadêmico e cultural Europeu. Por isso, escolhi Portugal para realizar os estudos, e, atualmente, a Espanha para realizar inserção laboral”, comenta.

Em Coimbra, no primeiro semestre de 2023, Isabel frequentou disciplinas como metodologia de prescrição de exercícios, biomecânica, primeiros socorros, estudos laboratoriais de desempenho esportivo e bioquímica do exercício. “Além disso, a universidade proporciona a oportunidade de disciplinas esportivas, em que o aluno pode realizar a prática do esporte e estudar sobre a ciência por trás da performance e recuperação do atleta”, explica. 

A partir de setembro, quando recomeça o segundo semestre em Portugal, a acadêmica UCPel pretende estudar disciplinas que foquem em fisiologia, recuperação esportiva e prevenção de lesões através do exercício, além das disciplinas de prática esportiva que proporcionam visão de como desempenhar o auxílio fisioterapêutico ao atleta. Isabel deve retornar à UCPel a partir do primeiro semestre de 2024. 


Redação: Rita Wicth - MTB 14101 

 

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?