Acadêmica de Pedagogia da UCPel envolve crianças em projeto de aprendizagem
05.06.2008 | 00:00
Busca e escolha de informações, e estímulo ao pensamento crítico. Foram essas as propostas norteadoras do projeto desenvolvido pela acadêmica Claudia Maria Knorr, do quinto semestre do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) com uma turma de quarta série.
Concluído no mês de abril, o projeto segue a proposta da disciplina de Metodologia de Projetos de Aprendizagem, coordenada pela professora Maria Lucia Moraes Dias. O objetivo do projeto é baseado nos fundamentos da disciplina, que visa a interação estudantil na construção da aprendizagem, além de proporcionar a vivência da prática pedagógica durante o processo de graduação. A prática foi aplicada a 32 alunos da Escola Estadual São Vicente de Paula e ministrada pela acadêmica.
No decorrer das aulas, os próprios alunos decidiram o foco para estudo. O meio ambiente, em uma abordagem voltada para a importância da natureza na vida de cada um, foi o tema escolhido. Orientados por Claudia, os estudantes coletaram material para estudo, a partir da pesquisa em jornais, revistas e também de busca junto aos familiares. De acordo com a professora Maria Lucia, esse processo proporcionou aos estudantes o desenvolvimento da criatividade e do pensar, abrindo um espaço para interação e busca de soluções próprias para o tema.
Para conclusão do projeto e divulgação dos resultados obtidos foi elaborada uma peça teatral, produzida pelas próprias crianças. A apresentação foi realizada para os professores e comunidade, e contou com a participação dos pais dos alunos.
A influência do projeto foi além do trabalho acadêmico desenvolvido no curso de Pedagogia. Para a escola sede do projeto, São Vicente de Paula, foi apresentada uma nova metodologia de ensino, baseada no modelo multidisciplinar de aprendizado. “Essa interdisciplinaridade cria um envolvimento maior dos alunos e amplia o conhecimento”, afirma Maria Lucia.