Estudante do oitavo semestre de Enfermagem na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Jacqueline Flores de Oliveira foi uma das premiadas do 33º Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que ocorreu de 04 a 07 de novembro, em Florianópolis. Bolsista de Iniciação Científica do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento, Jacqueline recebeu o segundo lugar na categoria Temas Livres, com a apresentação do trabalho Os níveis séricos do fator de crescimento neural (NGF) em pacientes com transtorno depressivo e risco de suicídio. O estudo é vinculado ao Laboratório de Neurociências Clínicas da UCPel.
Foram 600 trabalhos inscritos e 16 selecionados para apresentação oral - entre eles, o de Jacqueline. A orientação foi do professor Jean Pierre Oses. O destaque no evento é uma conquista para o currículo da aluna, que aproveitou a oportunidade da Bolsa de Iniciação Científica. "Nem conhecia esse lado da Enfermagem. O prêmio é um reconhecimento do nosso trabalho, que mostra o quanto a UCPel se dedica à pesquisa na área da saúde mental", disse.
O estudo apresentado por Jacqueline avalia as alterações nos níveis séricos do Fator de Crescimento Neural (NGF) em indivíduos com transtorno depressivo maior (TDM) com e sem risco de suicídio. A intenção era investigar um possível envolvimento desta neurotrofina - presente no sistema nervoso e que tem papel importante no funcionamento do cérebro - na fisiopatologia da depressão e suicídio.
De acordo com ela, a pesquisa indicou uma diminuição nos níveis de NGF de indivíduos com depressão e risco de suicídio, em comparação com os saudáveis. Segundo a pesquisadora, alterações nos níveis centrais de NGF podem influenciar no desenvolvimento de transtornos mentais. "Sugerimos que o NGF pode servir como um possível biomarcador para o Transtorno Depressivo Maior, contribuindo com o diagnóstico e tratamento dessa patologia", explicou.