/ Notícias / Acadêmica de Enfermagem apresenta estudos em Congresso Nacional
Acadêmica de Enfermagem apresenta estudos em Congresso Nacional
18.12.2013 | 11:48 | #enfermagem
Acadêmica de Enfermagem apresenta estudos em Congresso Nacional
A aluna Daiane Alves Nickel, do quinto semestre do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), esteve presente no 1° Congresso do Sistema Brasileiro de Transplantes, que englobou o 1º Fórum Nacional de Biovigilância e o Encontro Nacional dos Coordenadores Intra-Hospitalares de Transplantes (ENCIHT), apresentando dois trabalhos de sua autoria, sendo a única a representar o município de Pelotas.

O primeiro foi A Realidade das Doações de Múltiplos Órgãos de um Hospital Universitário da Região Sul do Rio Grande do Sul, que teve o objetivo de apresentar resultados sobre as doações de múltiplos órgãos no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). O trabalho foi baseado em uma pesquisa documental retrospectiva, obtendo-se dados de outubro de 2008 a outubro de 2013, referentes aos relatórios da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), atuante no Hospital.

Durante o período pesquisado, houve um total de 32 doações de múltiplos órgãos. Como conclusão, foi possível constatar que a atuação da CIHDOTT a partir de 2008 promoveu uma transformação referente às doações de órgãos em Pelotas, com um aumento considerável de doadores e transplantes. O trabalho também teve a participação de Francisco Neto de Assis, presidente da Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos de Pelotas (ADOTE), da enfermeira Ivana Duarte Brum (HUSFP), do acadêmico de Medicina André Guimarães de Oliveira (UCPel) e do professor Alessandro Marques dos Santos (UCPel).

Mídia e Transplante
O outro trabalho apresentado por Daiane foi A mídia e o transplante, com o objetivo de verificar como a mídia atua e influencia no processo de doação de órgãos e transplantes, através de uma análise da incidência do tema doação-transplante na mídia, utilizando a ferramenta Google Trends.

Mediu-se, também, o efeito de campanhas publicitárias sobre a opinião pública com base na frequência de acesso e no número de e-mails sobre o processo doação-transplante, recebidos pelo endereço eletrônico da Adote. Também participaram deste trabalho Francisco Neto de Assis, Rafael Paim (presidente da ADOTE do Rio de Janeiro), Amanda Costa (ADOTE/RJ) e Ivana Duarte Brum (HUSFP).

Para Daiane, a participação no evento dá uma maior visibilidade à área da Enfermagem, pois mostra que o profissional está engajado em todo o processo, desde a captação de possíveis doadores até os transplantes que são realizados. “O tema da doação e transplantes de órgãos é a minha paixão desde o início do curso, e pretendo seguir adiante nesta causa no ambiente profissional”, conta. O evento foi realizado no período de 05 a 07 de dezembro, em  Brasília.