/ Notícias / Acadêmica da UCPel ganha prêmio Vera Giangrande no Intercom
Acadêmica da UCPel ganha prêmio Vera Giangrande no Intercom
04.09.2014 | 16:23 | #jornalismo
Acadêmica da UCPel ganha prêmio Vera Giangrande no Intercom
A egressa do curso de Comunicação Social e atual mestranda em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Letícia Schinestsck, recebeu o Prêmio Vera Giangrande no 37° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação realizado em Foz do Iguaçu, Paraná. Os indicados ao prêmio Vera Giangrande são as melhores pesquisas apresentadas no Intercom em nível de graduação. A acadêmica, orientada pela professora Raquel Recuero, inscreveu seu trabalho, intitulado O estigma do corpo manifestado em memes do Facebook, no Intercom Nacional e ganhou em sua categoria, no Grupo de Pesquisa (GP) de Comunicação Audiovisual.

A estudante apresentou seu trabalho sobre a violência simbólica contra as pessoas com excesso de peso, propagada no Facebook. Em seu estudo, ela analisou a forma de discurso empregada em três postagens distintas de três fanpages da rede social. De acordo com seu estudo, há uma violência velada na construção de memes, que utilizam o humor para disseminar o estigma do corpo e a legitimação do mesmo.

Letícia conta que sempre gostou da temática da internet e que desde o quarto semestre se inseriu em projetos de pesquisa através de bolsas de iniciação científica. Seu primeiro trabalho foi sobre a violência no Orkut e, posteriormente, a violência no Facebook, o que deu origem à sua pesquisa de conclusão de curso - trabalho que foi indicado ao prêmio. Veterana em participar de Congressos, Letícia já viajou apresentando suas pesquisas para Manaus, Fortaleza e Santa Cruz. E ganhou outros prêmios, com o projeto Monitor das Eleições, no Expocom e também no concurso Caça-Talentos, promovido pela UCPel. Inclusive já foi palestrar em algumas escolas a respeito do assunto para socializar os resultados da pesquisa e os impactos desses discursos e conscientizar os jovens a respeito do que é dito/publicado nos sites de rede social.

Raquel Recuero, orientadora de Letícia, menciona que seu estudo nasceu de uma paixão dela pela discussão e o questionamento dos discursos estabelecidos. Ela trabalhou mais de um ano na pesquisa e fez um trabalho excelente, que recebeu vários destaques, diz. “Considero muito gratificante ver um aluno que, como a Letícia, descobre sua paixão e produz questionamentos e pesquisa que são tão relevantes para a sociedade atual e recebem um reconhecimento pelo trabalho”, conta Raquel, e complementa: “É uma honra trabalhar com gente tão capaz e tão apaixonada”.

De acordo com Letícia, a premiação foi uma surpresa. Ela conta que o prêmio foi um reconhecimento muito grande. “O reconhecimento foi uma motivação. Me deu um 'gás' pra continuar. Assim consigo perceber que o que eu estudo e falo não é absurdo e que as pessoas compreendem”, conta.

Para os alunos interessados em pesquisa, Letícia sugere que participem das oportunidades de projetos e participação em congressos. “A graduação é o momento e a Universidade conta com excelentes professores, que dão muito valor à pesquisa".

Premiação
Além da valorização do currículo de cada ganhador dos prêmios – Vera Giangrande (Graduação), Prêmio Francisco Morel (Mestrado) e Prêmio Freitas Nobrel (Doutorado) –, todo esse processo possibilita aos finalistas uma troca de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de diversos níveis, da graduação ao doutorado.

O Colóquio Acadêmico é uma das atividades do Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) que possibilita um aprofundamento das discussões dos melhores trabalhos apresentados nos GTs. Assim, todos os textos apresentados no Congresso de 2014 automaticamente concorriam à indicação para a edição 2015 dos Prêmios Estudantis da Intercom.