/ Notícias / Acadêmica da Medicina da UCPel estagia em Harvard
Acadêmica da Medicina da UCPel estagia em Harvard
06.03.2018 | 10:48 | #medicina
Acadêmica da Medicina da UCPel estagia em Harvard
A acadêmica do 4º ano do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Camila Furtado Hood, teve a oportunidade de agregar conhecimento a sua formação em vivência no exterior. A estudante participou de um estágio observacional no Brigham and Woman’s Hospital – unidade hospitalar vinculada à Universidade de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos.

Entre janeiro e fevereiro, Camila pôde observar uma média de 80 cirurgias torácicas e acompanhar os cirurgiões na parte clínica, como o pós-operatório, em um hospital que é referência americana na área. Ela conta que a maioria das operações eram feitas em vídeo ou por robô, prática pouco comum no Brasil. “O que ainda está em discussão aqui, lá é uma realidade”, afirma.

Na imersão, a estudante também participou de conferências educacionais, palestras sobre diversas áreas com médicos renomados nos Estados Unidos. Além disso, ela esteve presente nas trocas de casos entre os residentes do hospital. “Pude ver visões diferentes sobre um mesmo caso”. Ainda conforme a estudante, a medicina praticada lá é totalmente diferente. “Conheci técnicas que quero exercer aqui”, adianta.

Camila, que não consegue mensurar o ganho da experiência, obteve a vaga por intermédio do Dr. Marcelo Caetano DaSilva, brasileiro que vive há 18 anos nos Estados Unidos. Foi em um Congresso, onde se conheceram, que ela soube da oportunidade. Após não ter resposta do primeiro e-mail, ela não desistiu. “Resolvi enviar novamente, junto com o meu currículo. Quando tive resposta, não acreditei”, conta a estudante.

Intercâmbios UCPel

Se você é aluno da UCPel e sempre sonhou em fazer intercâmbio, a Assessoria de Relações Internacionais e Intercâmbio da Católica oferece três modalidades: mobilidade estudantil, intercâmbio de grupos e intercâmbio de estágio e pesquisa. Mais informações estão disponíveis através do site intercambio.ucpel.edu.br ou pelo telefone 2128-8235.