Mais de 400 pessoas se reuniram no fim da tarde desta sexta-feira (25) para um grande e emocionado abraço na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A ação, que faz parte da celebração do Dia Global do Voluntariado Jovem, uniu alunos, professores, funcionários, reitoria e até mesmo ex-alunos. O abraço em torno do prédio do Campus I da Católica simbolizou o comprometimento com a causa solidária.
Para a funcionária Roberta Feijó, a atividade tocou em um assunto significativo para os dias atuais, nos quais o individualismo prevalece no dia-a-dia. “Não podemos deixar de lado o próximo. Mesmo sendo um ato simbólico, serve para motivar e levar as ações voluntárias à diante”, destacou.
A bióloga Lívia Marques, ex-aluna da Universidade, fez questão de participar do abraço. “Durante todo o tempo do curso fiz trabalho voluntário. Agora, formada, voltei para abraçar a UCPel, simbolizando todo o tempo em que estive aqui dentro, e pela gratidão que tenho pela Universidade”, contou.
A proposta trouxe ao Campus I até mesmo um grupo de funcionárias do Lar da Criança São Luiz Gonzaga, mantido pela Católica. Segundo Seleida Guidotti, o Lar conta com vários voluntários, que fazem a diferença. “Trabalho voluntário é tudo, é muito importante ser voluntário”, disse. Funcionários e direção do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) também marcaram presença.
Para o reitor da Católica, professor Alencar Mello Proença, o abraço representou tanto a valorização do trabalho voluntário quanto o reconhecimento de que a sociedade apóie as ações para construir um mundo mais justo. “É a representação da solidariedade, mola que deveria mover a sociedade. Hoje, o abraço é uma forma de solidariedade à instituição, que por sua vez deve reverter a favor da sociedade. A Católica tem compromisso com a construção de um mundo justo e fraterno. Precisamos de mais solidariedade”, salientou.
A diretora do Centro de Ciências da Vida e da Saúde, promotor do evento, professora Moema Chatkin, disse que o abraço mostra o caminho certo pelo qual a instituição vai, ao formar profissionais cidadãos e com vontade de mudar o mundo para melhor. ”Nossos alunos estão entendendo a importância da solidariedade, de se unir para melhorar a vida de outras pessoas. Foi emocionante”, avaliou.
Mobilização continua no domingo
No dia 27 ocorre o Bio Ação Global, na praia do Laranjal, como parte da programação do Dia Global do Voluntariado. Haverá Chico em Ação, com orientação de temas relativos à saúde (incluindo informações sobre a dengue), orientação nutricional e aferição de pressão. Alunos da área de ciências ambientais farão ações de conscientização para redução do uso de sacolas e copos plásticos. Na oportunidade, o curso de Farmácia apresenta o programa de combate ao alcoolismo, e levará a Farmácia Escola. O curso de Psicologia fará orientação sobre auto-estima e retorno ao trabalho.

UCPel foi abraçada por alunos, funcionários e professores

Mais de 400 pessoas participaram

Comemoração ao final do abraço foi empolgada

Lívia Marques voltou para abraçar a Universidade

Seleida Guidotti veio do Lar da Criança São Luiz Gonzaga

Roberta Feijó falou sobre a solidariedade para com o próximo

Reitor participou com os alunos