/ Notícias / Abertura do EREI trata da educação humanizada
Abertura do EREI trata da educação humanizada
29.10.2018 | 19:32 | #pedagogia
Abertura do EREI trata da educação humanizada
As principais mudanças da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) serão debatidas até o dia 31 durante o Encontro Regional de Educadores Infantis (EREI). O tradicional evento, realizado na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), reúne educadores, acadêmicos de Pedagogia e interessados na área para uma atualização de conhecimentos e qualificação da atuação profissional. A edição deste ano ainda irá celebrar os 60 anos do curso de Pedagogia da UCPel.

Na abertura do evento, realizada na manhã desta segunda-feira (29), o coordenador da Educação Continuada da UCPel, professor José Luis Silveira da Costa, destacou a grande adesão dos profissionais da educação infantil ao evento. Falou do orgulho da UCPel em realizar o encontro e a importância de somar forças em busca de uma formação qualificada. 

Para a coordenadora do curso de Pedagogia da UCPel, professora Vera Luci Alves Savedra, o espaço possibilita a junção de saberes em prol de melhorias no atendimento de  crianças de zero a cinco anos de idade. Em sua fala, enfatizou a alegria em ter sido aluna e hoje coordenadora do curso, responsável pela organização do evento. “Precisamos olhar para as questões humanas de uma forma mais cuidadosa”. 

Para tratar sobre o tema da 14ª edição do EREI, Um novo currículo para um novo tempo, a palestra de abertura ficou sob responsabilidade do diretor do Instituto Superior de Formação Humanística da UCPel, Dom Ricardo Hoepers. A partir da perspectiva humana, Hoepers fez uma reflexão sobre o sentido real da palavra educação: sair do núcleo familiar para ampliar conhecimentos. 

A reflexão proposta pelo diretor mostrou aspectos do cotidiano do educador, fazendo relação entre o reconhecimento do cenário e o processo de condução a uma educação humanizada. Segundo ele, educar não é esconder a realidade, mas auxiliar, através do discernimento, na busca por oportunidades. A preocupação com o bem comum também foi destacada por ele. “Preciso me preocupar com o todo, tendo uma visão integrada do planeta”.

Além de palestras, a programação do EREI oferece, até quinta-feira (31), oficinas e momentos culturais. No último dia do evento, será realizado ainda uma comemoração pelos 60 anos do curso de Pedagogia da UCPel.

Redação: Manuelle Motta
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?