/ Notícias / Abaixo-assinado em prol da Saúde pode ser assinado na UCPel
Abaixo-assinado em prol da Saúde pode ser assinado na UCPel
É hora de fazer a diferença. Está disponível em variados locais de atendimento da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) o abaixo-assinado do movimento “Saúde, Rio Grande”. O objetivo é recolher assinaturas para assegurar o que determina a Lei Complementar 141 de 2012: a aplicação de 12% da Receita Líquida de Impostos e Transferências (RLIT) em ações específicas de saúde.

O “Saúde, Rio Grande” buscará, literalmente, um milhão de razões para cumprir a lei. Estas razões serão materializadas na forma de assinaturas dos gaúchos através do abaixo-assinado que está em diferentes locais do Estado, entre eles a UCPel.

Em ato público realizado no início do mês no Auditório Dom Antônio Zattera, o diretor de gestão do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Elói Tramontin, ressaltou que anteriormente a qualidade da assistência na saúde dependia de profissionais competentes e abnegados, além de estrutura física. Hoje, no entanto, passa, além disso, por pesados investimentos em tecnologia de apoio ao diagnóstico, tecnologia de informação e comunicação, qualificação de pessoal, gestão e logística, e, especialmente, remuneração e qualidade de vida aos trabalhadores da saúde. Por isso a importância do cumprimento da Lei Complementar.

A participação da população da Região Sul – assim como do Estado todo – é esperada especialmente por meio da coleta de assinaturas a serem entregues ao governador Tarso Genro. Interessados podem assinar o documento na Biblioteca Central, Secretaria Geral, Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e Central de Atendimento, no Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373).