Usar situações adversas como um período de aprendizado. Essa foi uma das ideias que o presidente do Grupo RBS Eduardo Sirotsky Melzer defendeu durante a palestra Liderar e construir oportunidades em tempos de crise, ocorrida na noite de quarta-feira (06), no Auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
Melzer, que faz parte da terceira geração da família fundadora do Grupo RBS, falou à plateia sobre a situação de crise econômica, política, institucional e de valores pela qual passa nosso país atualmente e sugeriu posicionamentos que os cidadãos devem adotar nesse enfrentamento. "O que realmente importa não é como se entra, mas como se sai de uma crise. Infelizmente, as notícias não são boas e eu não tenho uma receita de bolo para resolver a situação, mas posso compartilhar um pouco do que a RBS está fazendo nesse momento", disse, ao citar a importância de pequenas ações do dia a dia para mudar o cenário que está se desenhando, como desconstruir a agenda para elencar novas prioridades.
O presidente ainda ressaltou a relevância de uma liderança bem estruturada nesse contexto. "A crise é o momento do líder, a oportunidade que ele tem para fazer a diferença". Após a palestra, foi aberto um espaço para questionamentos da plateia.
Melzer esteve com sua equipe, antes da palestra, visitando a Reitoria da UCPel, quando foi recebido pelo reitor, José Carlos Bachettini Júnior, e pró-reitores. Na ocasião, o reitor falou sobre a reestruturação da Universidade, seu impacto comunitário e a formação de profissionais de Comunicação pela Católica, que hoje integram em grande volume os veículos do Grupo RBS.
O presidente visitou, ainda na quarta-feira, a cidade de Rio Grande, para ministrar a mesma palestra. Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Maria e alguns municípios de Santa Catarina também receberão a visita posteriormente.