/ Notícias / 7º COBREFil reúne estudantes na UCPel
7º COBREFil reúne estudantes na UCPel
17.07.2012 | 16:02 | #filosofia
7º COBREFil reúne estudantes na UCPel
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) sedia o 7º Congresso Brasileiro dos Estudantes de Filosofia (COBREFil) até este sábado (21). A edição deste ano do COBREFil tem como tema central Política, Filosofia e Ética no Brasil e está sendo promovido pelos estudantes de Filosofia da UCPel e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), juntamente com a coordenação nacional da Associação Brasileira dos Estudantes de Filosofia (ABEF).

Nesta terça-feira (17) ocorreu uma palestra com o professor da UCPel Eliezer Oliveira, que abordou Compromisso do professor com uma filosofia libertadora que garanta a autonomia dos alunos, destacando a Filosofia na América Latina e a relação do sistema capitalista com o sistema educacional.

Oliveira ressaltou, ainda, a importância do evento para a vida e para o conhecimento acadêmico. “O COBREFil é importante pelo intercâmbio de ideias que promove aos estudantes de Filosofia e também porque compartilha a leitura do mundo, o que é fundamental”, comentou.

A coordenadora do curso de Filosofia da UCPel, Ângela Caruso, comentou que há mais de vinte anos não ocorria um evento da área desse porte aqui na cidade. De acordo com ela, o congresso foi todo organizado e planejado pelos acadêmicos. “Além da obtenção de conhecimento, os alunos têm a experiência do trabalho em conjunto, unindo as duas universidades, UCPel e UFPel”, disse.

Alunos de outras regiões, como Nordeste e Sudeste, também prestigiaram o congresso. De São Paulo, a acadêmica do segundo semestre Bruna Pasinato salientou o evento como uma boa oportunidade para a troca de ideias com pessoas de diferentes lugares e para a obtenção do conhecimento.

“O COBREFil é importante para destacar o cenário político que vivemos no país. É importante refletir o papel do filósofo nas questões éticas e políticas”, comentou o aluno da UCPel William Nunes.

A programação do evento que ocorre no Auditório Dom Antônio Zattera pode ser conferida aqui.