Com o tema “ Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação" a 7° Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa acontece no dia 22 de julho, a partir das 08h30, no auditório do IFSul. As inscrições vão até o dia 19 de julho. A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) é apoiadora do evento.
A Conferência tem como objetivo ser um espaço para escutar vozes, construir propostas e fortalecer políticas públicas voltadas à população idosa. Os debates vão se concentrar nos seguintes temas: Financiamento das políticas públicas; Proteção à vida e à saúde; Enfrentamento à violência e abandono; Participação social e protagonismo e fortalecimento dos conselhos de direitos.
Segundo Hartur da Silva, coordenador do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres) da UCPel, a participação na conferência contribui para desmistificar preconceitos e estereótipos relacionados ao envelhecimento, promovendo uma visão mais respeitosa e valorizando a diversidade da população idosa. “Participar da conferência é exercer cidadania, é uma oportunidade de ser protagonista na construção de um futuro onde todos possam envelhecer com dignidade, autonomia, afeto e acesso pleno aos direitos”, realça.
As inscrições para participar da Conferência podem ser feitas por meio do link.
Redação: Vanessa Ferro