/ Notícias / 55 anos do HUSFP/UCPel contados em livro
55 anos do HUSFP/UCPel contados em livro
29.08.2013 | 17:48 | #institucional
55 anos do HUSFP/UCPel contados em livro
O Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) obteve na quarta-feira (28) seu passado resgatado em forma de livro. Quem acompanhou a construção do local, iniciada com o nome de casa de saúde e logo em seguida transformada em hospital, sabe de todos os obstáculos vencidos para transformar o "Chico" no centro de referência que é hoje.

E para não perder uma parte da difícil luta diária enfrentada pelos profissionais que atuaram e atuam no local, a funcionária do HU, Nair Solange Pereira Ferreira reuniu rico acervo para relembrar fatos marcantes. A construção da obra também contou com a colaboração de médicos, funcionários da instituição e pacientes que dividiram com Nair suas principais lembranças.

A autora da obra, além de seus 14 anos como profissional do HU, possui laços concretos com o local. “Minha vida pessoal é entrelaçada com o São Francisco”, disse, lembrando que seu filho ficou um período internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.

O lançamento oficial do livro foi prestigiado por médicos, funcionários e comunidade, que compareceu em peso para abraçar a autora da obra que demorou cerca de dois anos para ser finalizada. “Tenho que agradecer a filha do doutor João Feliciano Xavier, Berenice Tavares Xavier Villela, que me surpreendeu e me emocionou com o rico acervo aguardado sobre o hospital”, conta.

A provocação para o lançamento do livro partiu da diretoria do HU, que gostaria de relembrar o caminho percorrido e os avanços obtidos pela instituição de saúde, lembra Nair, que já havia escrito outro livro também sobre o Chico. Para o Diretor de Gestão do HU, Valdir Schäfer, presente na cerimônia de lançamento, o titulo ajudará a eternizar a obra do Hospital. “O lançamento da obra vem brindar as comemorações dos 55 anos do HU e dos 50 anos do curso de Medicina”, disse.

Já o reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, lembrou das dificuldades vividas pela autora e como elas não se tornaram obstáculo em sua atuação profissional. O chanceler da UCPel e arcebispo, Dom Jacinto Bergmann, disse em sua fala que o dia do lançamento do livro foi perfeito, coincidindo com o dia de Santo Agostinho, conhecido por sua capacidade intelectual.

A autora aproveitou a ocasião da cerimônia de lançamento para doar os direitos autorais da obra ao HU. O livro já pode ser adquirido no setor financeiro do Hospital, localizado na Rua Marechal Deodoro, 1.123, ao valor de R$ 20,00. Apoiaram a publicação as empresas Bagé Negócios Imobiliários, Lifemed, Mentore Soluções em Negócios, Gen Grupo Editorial Nacional e Livraria Vanguarda.